Google Bard deve ganhar o recurso Memória para aprender sobre cada usuário

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google anunciou o desenvolvimento de um novo recurso ao seu chatbot Bard que permitirá que a plataforma ofereça respostas ainda mais personalizadas. A partir da ferramenta Memória, os usuários poderão ensinar ao chatbot informações sobre si mesmos.

Em julho, o ChatGPT deu seus primeiros passos na mesma direção, passando a oferecer informações personalizadas para usuários Plus. Mas a OpenAI lançou o recurso para usuários gratuitos já em agosto.

Como o recurso Memória vai funcionar

Com o recurso Mem+oria, Bard passará a lembrar informações do usuário (Imagem: Shutterstock / gguy)

Imagine que hoje você foi ao Bard e pediu uma receita de lasanha. Prontamente, o chatbot lhe passa informações sobre como fazer um lasanha bolonhesa. Você percebe que esqueceu de especificar que é vegetariano e faz novamente o comando. No dia seguinte, pede uma nova receita, e mais uma vez o Bard lhe passa uma opção com carne.

A situação acontece porque o Bard não tinha memória, ou seja, ele começa cada novo chat do zero. É aqui que o novo recurso se torna bem interessante para revolucionar a interação com a ferramenta de IA como assistente virtual. Agora, o chatbot do Google vai lembrar de detalhes de seus usuários.

Alergias ou intolerâncias alimentares, preferência por respostas curtas ou em linguagem mais simples, se o usuário tem filhos pequenos, se costuma pedir dicas de rotinas de exercícios, se tem problemas de saúde etc. A ideia é que o chatbot ofereça uma experiência personalizada ao lembrar dessas características.

Ainda não confia em todas as respostas que chatbots de IA fornecem? Você poderá pedir para que as informações passadas sejam sempre acompanhadas por links e fontes, por exemplo. Ou seja, a ferramenta terá diferentes utilidades.

Como ativar o recurso Memória do Bard

A captura de tela compartilhada pelo desenvolvedor Dylan Roussel mostra a interface do novo recurso Memória

Ainda não temos informações sobre quando o recurso Google Bard Memory deve ser lançado. A informação sobre seu desenvolvimento foi descoberta pelo desenvolvedor Dylan Roussel em uma versão em uma versão inicial da UI (Interface de Usuário) à qual teve acesso.

Nas capturas de tela compartilhadas por Roussel, é possível ver que o Bard trará a possibilidade de o usuário "ligar" e "desligar" o recurso Memória (o que é importante em termos de escolhas de privacidade) e de criar uma memória específica.

Ou seja, além de lembrar informações que passamos em outros momentos do chat (caso o recurso já esteja ativado), o Bard também permitirá que lhe digamos especificamente algo que queremos que ele recorde para interações futuras.

Usuário poderá escolher quais informações o Bard vai lembrar (Imagem: Captura de tela / Dylan Roussel)

E como fica a privacidade ao usar o recurso?

O objetivo do recurso Memória é personalizar conversas e informações que proporciona aos seus usuários, mas sem comprometer a privacidade. Por este motivo, o Bard deve ter limitações sobre o que pode memorizar.

A opção de ativar e desativar o recurso também deixa em aberto a escolha de cada usuário sobre o que deseja que o chatbot lembre.

SAIBA MAIS!

  • TikTok pode lançar um plano de assinatura mensal sem anúncios
  • Grupo TIM lança versão moderna de orelhões com vários serviços na Itália
  • Próxima grande atualização do Apple Watch Ultra será display MicroLED
  • Samsung fará grande lançamento no dia 4 de outubro (Galaxy S23 FE vem aí?)
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: