O segundo dia da Google I/O 2024 foi marcado pela apresentação oficial do Android 15. O Google revelou as principais novidades que a nova versão do sistema operacional vai trazer para os smartphones, em geral focadas em proporcionar mais segurança e privacidade aos usuários.
Na ocasião, a empresa anunciou ainda que a versão beta 2 do Android 15 estará disponível para mais smartphones já a partir de hoje. A nova versão de teste poderá ser instalada em alguns modelos das marcas Honor, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, Realme, Sharp, Tecno, vivo e Xiaomi, com a lista completa disponível no site oficial.
Espaço privado
O Android 15 vai trazer um novo recurso chamado "Espaço privado". Trata-se de uma área na qual poderemos guardar aplicativos e arquivos privados e importantes e que não queremos que corram o risco de serem vistos por qualquer pessoa.
Para acessar o seu Espaço privado, será necessário desbloquear a seção com um código PIN ou com a sua impressão digital.
Proteção contra reposição de fábrica
Com a nova atualização, o usuário só poderá fazer uma reposição de fábrica (retornar às configurações originais com as quais o aparelho veio de fábrica) após fornecer suas credenciais de conta Google.
Desta forma, caso o seu smartphone seja roubado, o criminoso não poderá realizar o procedimento para resetar o dispositivo, o que poderá inutilizar o celular.
Vale destacar que o Google também anunciou novas funções de segurança que não estão associadas ao Android 15 e chegarão para todos os smartphones Android. Algumas delas são bloqueio remoto do aparelho, detecção de roubo e bloqueio automático e bloqueio de dispositivo offline.
Maior proteção contra fraudes e golpes
Com o rápido crescimento de diferentes tipos de golpes, o Google tem tentado achar meios de ampliar a segurança. Uma das novas iniciativas é ocultar todas as notificações com credenciais de acesso temporárias - como códigos de autenticação de dois fatores - para que nenhum outro aplicativo tenha acesso a essas informações.
Uma segunda ação mirou nos apps de lojas de terceiros, que não sejam da Play Store. A partir do Android 15, esses aplicativos precisarão de uma aprovação adicional do usuário para que uma permissão seja concedida.
A nova versão do sistema operacional também trará mecanismos para combater mensagens fraudulentas. Em casos de a rede móvel ser desencriptada, por exemplo, o usuário será notificado.
Proteções avançadas contra vigilância
Alguns profissionais de áreas específicas estão sujeitos a tentativas de instalação de ferramentas de vigilância e localização em seus smartphones. Para protegê-los, o Android 15 reconhecerá a presença de quaisquer recursos do gênero e emitirá um alerta ao usuário. Esta função, contudo, dependerá do suporte das marcas e do hardware.
Segurança enquanto compartilha a tela
Está compartilhando sua tela com alguém e chegou a uma página de login ou de autenticação de dois fatores? Em breve, com a nova atualização, poderá prosseguir tranquilamente. O Android 15 vai esconder automaticamente quaisquer informações de login durante uma compartilhamento de tela, bem como palavras-chave e números de cartões de crédito.
Outra mudança útil será a possibilidade de compartilhar apenas o conteúdo de um aplicativo específico, sem correr o risco de compartilhar tudo que há no smartphone. Este recurso, por enquanto, será disponibilizado apenas em smartphones Pixel.
FIQUE POR DENTRO!