Nesta terça-feira (05), o Google divulgou uma série de ajustes em seus serviços para estar em conformidade com as novas regras da Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia.
As alterações impactarão o mecanismo de busca, o Android e o sistema de pagamentos da Play Store.
O Android, sistema operacional presente em bilhões de dispositivos globalmente, será obrigado a apresentar telas de escolha durante a configuração inicial, permitindo aos usuários escolherem seus navegadores e mecanismos de busca preferidos como padrão.
Essa mudança entrará em vigor na União Europeia a partir de 6 de março, um dia antes da implementação das novas regras.
Outra adaptação no Android inclui um programa que permite aos desenvolvedores de aplicativos, disponíveis na Play Store, direcionarem os usuários para fora do aplicativo, incluindo promoções de ofertas.
Isso possibilitará a inclusão de links que redirecionam os usuários para ofertas mais acessíveis em outras plataformas, potencialmente reduzindo as taxas sobre pagamentos in-app no Android.
Os desenvolvedores agora têm permissão para utilizar seus próprios sistemas de faturamento como alternativa ou substituto do serviço oferecido pelo Google Play, para compras dentro dos aplicativos.
O Google também investirá em portabilidade de dados com o lançamento da API Data Portability, visando atender aos requisitos relacionados à transferência de dados para aplicativos ou serviços de terceiros.
No mecanismo de busca, a empresa implementou mais de 20 alterações, introduzindo agregadores dedicados e elementos para auxiliar os usuários a encontrar sites de comparação de preços para voos, hotéis e compras. No entanto, o agregador tradicional do Google Voos foi removido.
SAIBA MAIS!