Google anuncia Gemini 1.5 Pro, novo modelo de IA superpotente

 William Schendes
William Schendes

O Google revelou nesta quinta-feira (15), o Gemini 1.5 Pro, a próxima geração de seu modelo de IA com "melhorias drásticas de desempenho".

De acordo com a empresa, a nova versão do modelo multimodal de tamanho médio conta com um recurso experimental de compreensão de contextos longos.

Nos testes de benchmark (desempenho), o Pro 1.5 superou o 1.0 em 87% em avaliações de texto, código, imagem e vídeo. Além disso, o Google explica o modelo teve um desempenho semelhante ao 1.0 Ultra, o modelo de IA mais potente da empresa lançado na semana passada.

(Imagem: Google)

As melhorias do Gemini 1.5 Pro acontecem devido ao uso da arquitetura chamada de Mixture of Experts (MoE), que permite executar apenas áreas mais relevantes do modelo, ao invés de toda a rede neural do Gemini.

A versão 1.5 Pro conta com 1 milhão de tokens (parâmetros utilizados por IAs) — sendo muito maior que o GPT-4 Turbo do ChatGPT, que possui 128 mil.

Isso significa que o novo modelo de IA pode processar um alto volume de informações de uma vez só, incluindo 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, códigos com mais de 30.000 linhas e 70.000 palavras.

Porém, os pesquisadores do Google conseguiram utilizar até 10 milhões de tokens.

No vídeo abaixo, a equipe do Google pede que o modelo interprete um documento de 402 páginas sobre a missão Apollo 11. Sob o comando "traga três momentos cômicos [sobre a missão]. Liste citações da transcrição com emojis", a IA analisa todo o texto e, rapidamente, traz resultados precisos sobre as informações solicitadas.

Inicialmente, o Gemini 1.5 Pro foi disponibilizado para um grupo limitado de desenvolvedores em suas plataformas AI Studio e Vertex AI com uma capacidade padrão de modelos de IA (128.000 tokens). Mas, no futuro, a empresa planeja lançar mais opções pagas com até um milhão de tokens.

Ao The Verge, Sundar Pichai, CEO do Google, disse que, eventualmente, a ideia é que o Gemini 1.5 Pro substitua o 1.0 Pro, atualmente disponível para todos os usuários do chatbot de IA.

SAIBA MAIS!

  • Vai rivalizar com o Google? OpenAI trabalha em buscador com IA
  • Google prepara IA para funcionar em fones de ouvido
  • Microsoft Copilot Pro: Conheça os novos recursos de IA Generativa
 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: