Google adiciona 7 novos recursos de acessibilidade aos seus apps

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google anunciou hoje novas atualizações e recursos de acessibilidade para vários de seus aplicativos, como Maps, Chrome e Assistente. As novidades fazem parte do compromisso da empresa de proporcionar a melhor experiência possível para todos, incluindo pessoas com deficiência (PcD).

Google acessibilidade
Imagem: Divulgação / Google

Leitor de tela para Live View

Lançado hoje para iOS e com perspectivas de chegar ao Android ainda este ano, o recurso Live View vai ajudar pessoas com deficiência visual a se orientarem em locais desconhecidos.

A partir de um leitor de tela recém-incorporado ao app, os usuários podem obter feedback auditivo com orientações sobre o percurso.

Percursos pedestres acessíveis

A partir de agora, usuários de iOS e Android em todo o mundo já podem solicitar ao Google Maps a busca por percursos pedestres que sejam adequados para pessoas em cadeiras de rodas.

Nova iconografia para reconhecer empresas e locais com acessibilidade

Google acessibilidade
Imagem: Divulgação / Google

Durante uma pesquisa no Maps para Android Auto e Android Automotive, o ícone ♿ agora aparecerá ao lado de empresas e locais que tenham estrutura acessível, como entrada sem degraus, banheiros com acessibilidade, entre outras iniciativas.

Além disso, PcDs que seja proprietários de empresas agora podem indicar isso no Maps usando um novo crachá de empresa pertencente a pessoas com deficiência.

Aplicativo Magnifier

Google acessibilidade
Imagem: Divulgação / Google

A Google anunciou também que os telefones da linha Pixel, do Pixel 5 em diante, agora contarão com o Magnifier, um aplicativo que permite que o usuário do smartphone amplie as coisas na tela para obter uma visão melhor.

Segundo informações da empresa, o app foi desenvolvido em colaboração com parceiros do Royal National Institute of Blind People e da National Federation of the Blind para ajudar a comunidade de deficientes visuais.

Melhores Rotinas de Assistente

Google acessibilidade
Imagem: Divulgação / Google

Para personalizar ainda mais a Rotina de Assistente, agora terá opções como fazer upload de suas próprias imagens para o atalho, aumentar o tamanho do atalho e alterar outros atributos de estilo.

Essa ferramenta pode oferecer informações como condições climáticas, horas e lembretes a partir de comandos como "Boa noite" ou "Hora de acordar". Além disso, caso seja integrada a luzes inteligentes, o recurso do Google Home pode acender suas luzes quando o sol se põe, entre outras coisas.

“A pesquisa mostrou que essa personalização pode ser particularmente útil para pessoas com diferenças e deficiências cognitivas e esperamos que traga a utilidade das Rotinas do Assistente para ainda mais pessoas”, disse o Google no comunicado.

Melhorias no Quadro Guiado

Quem já conhece o Quadro Guiado sabe que este recurso oferece dicas visuais de áudio, táteis e de alto contraste para os momentos de selfie, funcionando com a câmera frontal e apenas ao fotografar pessoas.

A partir de agora, contudo, os telefones da série Pixel 6 em diante já poderão usar a ferramenta com a câmera traseira e para fotografar animais de estimação, alimentos, documentos e outros temas.

Correção automática de URL no Chrome

Caso alguma coisa tenha atrapalhado o usuário no momento de inserir uma URL no Chrome em um desktop, o Omnibar vai perceber qual página seria acessada e permitir esse acesso mesmo com o erro de grafia, com o Google corrigindo automaticamente a URL. A funcionalidade já chegou para o Chrome para Android e iOS também.

Além desses, o Google já oferece vários outros recursos voltados para acessibilidade, que podem ser encontrados em sua página oficial.

SAIBA MAIS!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: