O chatbot e assistente de Inteligência Artificial Gemini deve ganhar em breve 3 novas extensões que prometem dar à IA a habilidade de ler e enviar mensagens e até fazer chamadas nos aplicativos WhatsApp e Mensagens. Informações sobre as extensões foram encontradas no código da versão beta mais recente do app do Gemini.
Rumo a integrar o Gemini em todos os principais apps
Seguindo no que parece ser o objetivo de tornar o Gemini uma parte indispensável do uso diário de um smartphone, o Google já está testando 3 novas extensões para o seu assistente de IA ganhar controle sobre funções bem importantes dos nossos telefones: a função original de comunicação.
A página Android Authority teve acesso ao código da versão beta 15.34.32.29.arm64 do aplicativo do Gemini e encontrou referências às novas extensões WhatsApp, Notificações e Mensagens. Após conseguir habilitar os botões de alternância para novas extensões, a página teve acesso a suas descrições oficiais.
De acordo com as informações, a extensão Messages vai permitir que a IA leia e responda mensagens enviadas no aplicativo Google Messages. A extensão WhatsApp, por sua vez, vai além e vai dar o poder ao Gemini de ler e enviar mensagens e de fazer chamadas, tudo por meio de apenas um comando de voz.
A extensão Notifications, já parece abrir possibilidades intrigantes. A princípio, ela deve permitir que o Gemini leia as notificações em voz alta para o usuário. Mas e se ela for além? Será que ele pode organizar as notificações por importância ou conectar o smartphone a outros dispositivos inteligentes da casa pra alertar sobre uma notificação muito importante?
Parece que o Google quer mesmo trazer os recursos do Gemini para todos os principais aplicativos usados nos smartphones hoje. Atualmente, o assistente de IA já tem extensões Google Hotels, Google Voos, Google Maps, YouTube, YouTube Music e Google Workspace. Além disso, já há integrações com o Spotify e com o aplicativo Fotos vindo por aí.
Ainda não sabemos quando as novas extensões devem chegar ao Gemini. Vale lembrar ainda que a Apple está correndo contra o tempo para que a Apple Intelligence se equipare aos demais chatbots de IA que já surgiram e se firmaram no mercado. No dia 9 de setembro, a empresa vai realizar o evento Apple Glowtime, durante o qual deve lançar a nova linha iPhone 16 e revelar novidades da IA.
FIQUE POR DENTRO!