Durante a Computex 2024, a Nvidia anunciou o G-Assist, um assistente de inteligência artificial que ajudará o usuário a esclarecer dúvidas nos jogos e também a configurar os PCs para rodar games avançados. Para isso, a Nvidia permite realizar perguntas de voz (ou chat) ao assistente.
G-Assist resolverá suas dúvidas dentro dos jogos
Na demonstração, o assistente aparece respondendo perguntas de voz sobre o jogo ARK: Survival Ascended, como “qual é a próxima arma do jogo e onde posso encontrar materiais de fabricação para ela”.
De acordo com a Nvidia, o assistente utiliza modelos de visão de IA para entender o que está sendo apresentado na tela do jogo e fornecer dicas aos jogadores.
Uma das funcionalidades é a análise dos pontos de habilidade dos personagens pelo G-Assist, que sugere quais upgrades realizar. O assistente também consegue direcionar o usuário para páginas da web que apresentarão mais informações sobre o que ele busca no game. Mas há outras, formas de utilizar o assistente, como lembra a Nvidia:
“Em um RPG ou jogo baseado em níveis, o assistente pode sugerir a localização de itens secretos e conhecimentos perdíveis, antes de fornecer instruções passo a passo para alguns ou todos, se solicitado.
Continuando, em um RTS, ele pode compartilhar a ordem recomendada de construção do jogo inicial ou estratégias de gerenciamento de recursos para ajudá-lo a chegar ao nível dos jogadores antigos.
E em um FPS, você pode descobrir instantaneamente o meta de carregamento atual, junto com todos os acessórios recomendados, nivelando o campo e garantindo que você não esteja em desvantagem competitiva.”
Otimizando desempenho de jogos
G-Assist é uma ferramenta que ajuda a melhorar o desempenho dos jogos no seu PC. Ele verifica seu sistema e faz ajustes automáticos para que você tenha a melhor experiência de jogo possível.
A Nvidia exemplifica esse potencial da ferramenta utilizando Cyberpunk 2077. Ao rodar o jogo, o assistente consegue otimizar as configurações e aumentar a velocidade da placa de vídeo de maneira segura.
Além disso, o assistente é capaz de monitorar as taxas de frames, uso de energia, latência do PC e outras informações de hardware. A IA poderá sugerir alternativas para melhorar o desempenho quando o usuário solicitar.
O assistente também verifica se os jogadores estão usando todas as funcionalidades da sua tela, como a resolução máxima e recursos avançados como HDR e G-SYNC.
Quando o G-Assist chegará aos games de PC?
Ainda não sabemos quando veremos o G-Assist sendo utilizado para consulta e otimização dos jogos. Isso porque os desenvolvedores precisam implementá-lo em seus games.
Atualmente, a Nvidia disponibiliza uma página para que os desenvolvedores interessados conheçam mais sobre a ferramenta. O G-Assist estará disponível no próximo kit de desenvolvimento RTX AI.
FIQUE POR DENTRO!