O IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, na sigla em inglês) anunciou que Henry Samueli, cofundador da Broadcom e um dos principais responsáveis pela evolução da conexão banda larga, foi agraciado com a Medalha de Honra IEEE de 2025. Ele se torna o primeiro laureado a receber o prêmio em seu novo valor de US$ 2 milhões, um reconhecimento por sua contribuição para a revolução das comunicações digitais.
Considerada a maior organização profissional técnica do mundo focada no avanço da tecnologia, o IEEE realiza anualmente o IEEE Awards, premiação que reconhece líderes e visionários das áreas de ciência, tecnologia e engenharia. “A instituição destaca contribuições fundamentais em campos de interesse que promovem avanços tecnológicos para o benefício da humanidade”, descreve a organização.
Em 2024, Henry Samueli foi homenageado por sua pesquisa pioneira e avanços no desenvolvimento de circuitos de sistemas de comunicação, que impulsionaram o crescimento das redes com e sem fio. Como professor de engenharia elétrica da UCLA, ajudou a conceber arquiteturas de processamento de sinal digital para chips de banda larga. Posteriormente, à frente da Broadcom, foi responsável pelo primeiro chipset de modem digital para decodificadores de TV a cabo, pavimentando o caminho para a popularização do streaming e das transmissões em alta definição.
A atual presidente e CEO do IEEE, Kathleen Kramer, destacou o impacto global das inovações de Samueli. "Ele criou maneiras novas e inovadoras de conectar a humanidade, impactando bilhões de dispositivos, de smartphones a laptops e sistemas IoT", afirmou.
Além de seu papel na evolução das comunicações, Samueli também se destaca por seu compromisso com a filantropia. Ele investe significativamente na educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e já declarou sua intenção de doar a maior parte de sua fortuna em vida.
Sua prolífica filantropia impactou profundamente muitas vidas para melhor – desde o generoso apoio à educação STEM até a promessa de doar a maior parte de seu dinheiro durante sua vida. Essas contribuições são exemplares para os tecnólogos, modelando o impacto que podem ter não apenas no mundo em que vivem, mas para aqueles que os seguem."
- K. J. Ray Liu, presidente do IEEE em 2022.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!