Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A partir do dia 21 de novembro, o navegador Mozilla Firefox contará com o Review Checker do Fakespot integrado. A ferramenta funcionará como um "detector de avaliações falsas", usadas por muitos sites de e-commerce para incentivar a compra de produtos.

De acordo com o MS Power User, o recurso será lançado no Firefox versão 120 para desktop e Android.

Review Checker deve detectar avaliações feitas por IA

Mozilla comprou a Fakespot em maio deste ano (Imagem: Shutterstock / David Esser)

A Fakespot é uma startup que ajuda a identificar notícias falsas por meio de um site e de uma extensão de navegador. A ferramenta tem sido amplamente utilizada para detectar avaliações falsas em sites como Amazon, Yelp, TripAdvisor, Walmart e eBay. Em maio, a Mozilla, proprietária do Firefox, adquiriu o Fakespot.

Agora integrado ao Firefox, o Fakespot vai tornar muito mais difícil que os grandes comércios online utilizem avaliações falsas feitas a partir de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativas como ChatGPT. E a empresa faz isso a partir de sua própria tecnologia IA.

“Fakespot usa um sistema sofisticado de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para detectar padrões e semelhanças entre avaliações, a fim de sinalizar aquelas que têm maior probabilidade de serem enganosas”, explicou o chefe de produto da Mozilla, Steve Teixeira, em um release sobre a compra da Fakespot.

Fakespot identifica avaliações falsas por meio de um sistema de A a F (Imagem: Reprodução / Fakespot)

Na época da aquisição da empresa, o fundador da Fakespot, Saoud Khalifah, destacou em entrevista à Axios que as avaliações são importantes para a experiência de compra online, uma vez que “você não pode tocar no produto. Você realmente precisa das críticas."

Para Teixeira, a compra do Fakespot para buscar publicidade responsável foi uma escolha natural. "Usando o Fakespot, um comprador é capaz de ver rapidamente onde avaliações enganosas podem estar inflando artificialmente a classificação de um produto nos mecanismos de busca. À medida que a Mozilla continua a expandir nosso trabalho em torno de IA ética e publicidade responsável, o Fakespot é uma escolha natural."

FIQUE POR DENTRO!

  • Samsung lança no Brasil serviço de assinatura com descontos e benefícios exclusivos
  • Mega Oferta Amazon Prime: listamos as promoções tech mais imperdíveis
  • 6 milhões de brasileiros já usam a IA LuzIA no WhatsApp e no Telegram
  • Threads vai lançar recurso Trending Topics e acirra concorrência com X
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: