Anunciada no ano passado, a aguardada rede Find My Device (Encontre Meu Dispositivo, em tradução livre) do Google finalmente ganhou uma data de lançamento: 7 ou 8 de abril. A nova rede vai ajudar usuários de Android a localizar possíveis dispositivos perdidos, como smartphones, fones de ouvido, smartwatches e rastreadores.
O lançamento anterior foi adiado para que o Google e a Apple trabalhassem juntos para desenvolver um padrão da indústria que permitisse o funcionamento da tecnologia de localização sem que fosse possível que ela fosse usada para rastrear maliciosamente os movimentos de outra pessoa.
Um e-mail a usuários selecionados revelou a data
Em 2021, a Apple teve problemas com o seu AirTag sendo usado de forma perigosa para localizar outras pessoas. Para benefício também dos proprietários de iPhone, além de trabalhar junto com a Apple, o Google adiou o lançamento de sua rede para a empresa concorrente pudesse aplicar essa proteção aos dispositivos iOS. E isso aconteceu com o recente iOS 17.5.
Esta semana, aqueles que se inscreveram na versão beta do Find My Service no Google Play Services começaram a perceber a aparição das configurações necessárias para a nova rede, mas ainda sem funcionar de fato. Na última quinta-feira (04), contudo, o Google enviou um e-mail a estes usuários informando que a rede será lançada “em três dias”.
Isso coloca o lançamento para domingo, 7 de abril, ou segunda-feira, dia 8. O e-mail ainda explicava as principais vantagens da rede:
"Com a nova rede Find My Service, você poderá localizar seus dispositivos mesmo que estejam offline. Você também pode encontrar quaisquer acessórios Fast Pair compatíveis quando eles estiverem desconectados do seu dispositivo. Isso inclui fones de ouvido compatíveis e rastreadores que você pode anexar à sua carteira, chaves ou bicicleta."
O e-mail ainda incluiu um link no qual os usuários podem também desativar os recursos da rede antecipadamente (para mim, já localizou meus dispositivos Android ligados a minha conta Google, mas apenas no computador. Ainda não recebi nada no smartphone). Todos os usuários deve receber notificações em seus dispositivos quando o recurso for ativado de fato.
FIQUE POR DENTRO!