Para quem achava que as novidades do Spotify este mês já haviam acabado, achou errado. Apenas dez dias depois de adicionar clipes musicais à plataforma, o streaming de músicas lança agora o Desktop Miniplayer.
O novo recurso se trata de uma janela em miniatura flutuante para usuários do app do Spotify para desktop. A partir da miniplayer, será possível ter acesso aos principais controles de reprodução.
Prático e "customizável"
Exclusivo para assinantes Premium, o Desktop Miniplayer traz opções como pausar, dar play e passar músicas. Mas também pode exibir os recém adicionados videoclipes. O miniplayer funciona mesmo com outros aplicativos abertos no computador, sobrepondo-se às demais janelas.
Para não atrapalhar, ele pode ser redimensionado e arrastado pela tela como o usuário desejar. mas vamos frisar isso: como o usuário desejar. O novo miniplayer pode ser usado em formato retangular, quadrado e até como uma fina barra com o nome da música e os principais botões.
Com um funcionamento semelhante ao modo Picture-In-Picture do YouTube, o novo recurso busca garantir uma experiência sem interrupções. No post no blog do Spotify em que anunciou a novidade, a empresa destaca que o reprodutor suspenso “é projetado para nos dar controle máximo sobre música e podcasts com o mínimo de intrusão, garantindo que o fluxo de trabalho não seja perturbado”.
O recurso chega quase "passando da hora". Uma ferramenta como o miniplayer foi solicitada em uma postagem na comunidade do Spotify em 2019. A publicação alcançou mais de 3.000 votos positivos. Além disso, plataformas como o Apple Music já disponibilizam um miniplayer há alguns anos, e apps terceiros traziam a opção ao Spotify.
Como ativar o Desktop Miniplayer do Spotify
Simples. Clique no novo ícone, conforme assinalado acima. A novidade está chegando aos poucos. Caso ainda não apareça para você, basta aguardar um pouco e manter o aplicativo atualizado.
Segundo o Spotify, o Desktop Miniplayer será disponibilizado inicialmente aos assinantes Premium. Isso pode dar esperanças para que os usuários de contas gratuitas também recebam o recurso eventualmente. Atualmente, a assinatura Premium do Spotify pode ser feita a partir de R$21,90.
Até então, 2024 tem sido um ano de muitas novidades para o Spotify. No final de fevereiro, a plataforma lançou o Oráculo Musical, uma ferramenta que responde às questões dos usuários por meio de seleções musicais personalizadas.
Já no começo de março, o streaming lançou uma assinatura de audiolivros. E no último dia 13, deu início à integração de videoclipes na plataforma.
FIQUE POR DENTRO!