Apesar de permitir a publicação de fotos retangulares horizontais e verticais há muito tempo, o Instagram ainda apresenta a grade de imagens do perfil em formato quadrado. Isso exige que os criadores de conteúdo pensem as suas publicações com o mais importante da informação ainda cabendo na parte quadrada central, para que nada seja cortado no perfil. Mas isso vai mudar.
Conforme reportado pela página Engadget, a Meta está efetivamente testando uma grade de perfil com imagens retangulares.
Mudança afeta produtores de conteúdo?
Numa story no seu Instagram, o atual diretor da rede social, Adam Mosseri, revelou oficialmente os testes com a grade vertical para os perfis dos usuários. Na ocasião, ele explicou que a grade quadrada original foi projetada na época em que o aplicativo só permitia que os usuários carregassem fotos quadradas.
Segundo Mosseri, contudo, hoje, a grande maioria dos uploads do Instagram são aparentemente verticais, especificamente imagens 4x3 e vídeos 9x16. Por este motivo, o corte quadrado, que o diretor descreveu como "muito brutal", pode atrapalhar bastante.
Com base em uma captura de tela que um usuário postou no Threads, a nova grade é bem similar à de reels hoje, com alguma diferença no tamanho e também por incluir postagens de fotos e não apenas vídeos.
A mudança deve afetar como os produtores de conteúdo fazem as imagens para publicação. Quem já estava habituado a usar imagens retangulares verticais, deve receber a nova grade com grande satisfação. Mas o novo modelo pode seguir com um corte brutal para imagens horizontais e quadradas.
Segundo um porta-voz informou ao The Verge, o teste está sendo realizado apenas com um pequeno grupo de usuários, e a equipe do Instagram analisará os feedback antes de expandir a grade redesenhada e acabar com a grade de imagens quadradas.
FIQUE POR DENTRO!