A Tesla anunciou que fará um recall em cerca de 4.000 Cybertrucks para consertar uma falha grave nos pedais de aceleradores, conforme reportou a NBC.
O relatório de segurança da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA), diz que 3.878 picapes elétricas serão recolhidas para reparar o problema. Os veículos incluem todos que foram fabricados a partir de novembro de 2023.
O problema está afetando os pedais de acelerador que estão ficando presos no acabamento interno, o que aumenta a possibilidade de acidentes.
“Nos veículos afetados, quando alta força é aplicada à pastilha do pedal do acelerador, a pastilha pode se deslocar, o que pode fazer com que o pedal fique preso no acabamento interno acima do pedal.”
- NHTSA.
Esse é o segundo grande recall que a fabricante precisa fazer em 2024. Em fevereiro, a empresa teve que recolher 2 milhões de veículos dos EUA para consertar uma falha no sistema de aviso de freio. Esses modelos incluíam o Model 3, Model X, Model Y e Model Y e Cybertruck.
A notícia chega após uma ex-engenheira da Tesla revelar à BBC que a empresa escondeu alguns problemas críticos de segurança dos veículos, incluindo essa falha nos pedais. A funcionária disse que avisou aos seus gestores sobre o problema, mas eles rejeitaram suas preocupações.
“Se você não conseguir pisar no freio, outra pessoa, fora de um Tesla, pode se machucar”, disse Cristina Balan.
Recentemente, no TikTok, um usuário evidenciou a falha do acelerador do Cybertruck, mostrando que ele poderia continuar preso, acelerando totalmente.
A Tesla irá notificar as lojas e centros de serviço a respeito desse problema a partir de hoje para recolher os veículos. A empresa promete que o reparo dos pedais não irá gerar nenhum custo aos proprietários.
FIQUE POR DENTRO!