Falha perigosa no acelerador obriga Tesla a recolher 4 mil Cybertrucks

 William Schendes
William Schendes

A Tesla anunciou que fará um recall em cerca de 4.000 Cybertrucks para consertar uma falha grave nos pedais de aceleradores, conforme reportou a NBC.

O relatório de segurança da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA), diz que 3.878 picapes elétricas serão recolhidas para reparar o problema. Os veículos incluem todos que foram fabricados a partir de novembro de 2023.

O problema está afetando os pedais de acelerador que estão ficando presos no acabamento interno, o que aumenta a possibilidade de acidentes.

“Nos veículos afetados, quando alta força é aplicada à pastilha do pedal do acelerador, a pastilha pode se deslocar, o que pode fazer com que o pedal fique preso no acabamento interno acima do pedal.”

- NHTSA.

Esse é o segundo grande recall que a fabricante precisa fazer em 2024. Em fevereiro, a empresa teve que recolher 2 milhões de veículos dos EUA para consertar uma falha no sistema de aviso de freio. Esses modelos incluíam o Model 3, Model X, Model Y e Model Y e Cybertruck.

A notícia chega após uma ex-engenheira da Tesla revelar à BBC que a empresa escondeu alguns problemas críticos de segurança dos veículos, incluindo essa falha nos pedais. A funcionária disse que avisou aos seus gestores sobre o problema, mas eles rejeitaram suas preocupações.

Falha perigosa no acelerador obriga Tesla a recolher Cybertrucks - TechShake
Falha faz o Cybertruck ficar com o acelerador preso (Imagem: Divulgação)

“Se você não conseguir pisar no freio, outra pessoa, fora de um Tesla, pode se machucar”, disse Cristina Balan.

Recentemente, no TikTok, um usuário evidenciou a falha do acelerador do Cybertruck, mostrando que ele poderia continuar preso, acelerando totalmente.

How the fuck are these things legally on the road pic.twitter.com/iqDKDVHpRm

— Eoin Higgins (@EoinHiggins_) 14 de abril de 2024

A Tesla irá notificar as lojas e centros de serviço a respeito desse problema a partir de hoje para recolher os veículos. A empresa promete que o reparo dos pedais não irá gerar nenhum custo aos proprietários.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: