Facebook e Instagram utilizarão reconhecimento facial para combater golpes e recuperar contas

 William Schendes
William Schendes

A Meta anunciou novos recursos experimentais para ajudar na recuperação de contas e no combate aos golpes envolvendo celebridades.

De acordo com o comunicado, a empresa está testando um novo recurso no Instagram e Facebook que ajudará os usuários a recuperar seus perfis em casos de perda de acesso ou roubo de dispositivos.

Nessas situações, as plataformas exigirão que o usuário envie uma selfie em vídeo para verificar a identidade do titular da conta comprometida. O recurso é semelhante às ferramentas de identificação utilizadas em dispositivos Android e iOS.

“O usuário fará o upload de uma selfie em vídeo, e utilizaremos a tecnologia de reconhecimento facial para comparar a imagem com as fotos de perfil da conta que ele está tentando acessar.”

Meta.

Verificação de identidade por vídeo

Ainda não há previsão de quando o recurso estará amplamente disponível, mas a Meta afirmou que será liberado gradualmente, e mais usuários terão acesso a essas proteções nos próximos meses.

Além da funcionalidade de reconhecimento facial com selfies de vídeos, a Meta anunciou novas medidas para combater os golpes conhecidos como "celeb-bait", nas quais figuras públicas, como criadores de conteúdo ou celebridades, são usadas em anúncios fraudulentos com o objetivo de roubar informações pessoais ou dinheiro das vítimas.

Para evitar esse tipo de golpe, a Meta está testando uma nova forma de ajudar os usuários a identificar essas fraudes. A ideia é utilizar a tecnologia de reconhecimento facial para comparar os rostos nos anúncios com as fotos de perfil das figuras públicas no Facebook e Instagram. Caso os sistemas identifiquem que o anúncio é fraudulento, o Meta bloqueará a publicidade.

A empresa também explicou que enviará uma notificação às celebridades nas próximas semanas, informando que elas estão escritas nesse tipo de proteção.

Ainda sobre os golpes envolvendo figuras públicas, a Meta relata estar ciente de fraudes em que impostores criam contas falsas para enganar os usuários. Para evitar esse tipo de fraude, a empresa está explorando uma camada adicional de proteção, que utilizará a tecnologia de reconhecimento facial para comparar as fotos de perfis legítimos das celebridades com as fotos das contas suspeitas no Facebook e Instagram.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: