Entre os dias 21 e 23 de maio, São Paulo vai receber a Expo eVTOL, primeira feira de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os "carros voadores". O evento vai reunir especialistas do mercado e fabricantes de eVTOL no Brasil.
Nesses dias, os participantes vão discutir infraestrutura, tecnologia, regulamentação e mercado. E claro, vão apresentar ao público presente no as inovações mais recentes em eVTOLS e os avanços que o Brasil já alcançou na área.
Expo eVTOL reunirá mais de de 150 palestrantes e 7000 participantes
Uma iniciativa da organização MundoGEO, a Expo eVTOL contará com mais de 150 expositores de mais de 35 países, mais de 150 palestrantes e mais de 7000 participantes. No site oficial do evento, um comunicado sobre a feira explica:
O mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) está prestes a decolar. Atualmente, diversos fabricantes estão em estágio avançado de desenvolvimento dos eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, e similares. [...] Esse cenário pré-operacional, inclusive no Brasil, cria uma demanda por debates aprofundados e conexões entre empresas e poder público para gerar um ecossistema de mobilidade aérea escalável, acessível, sustentável e seguro.
A programação inclui palestras sobre panorama global e brasileiro do mercado, regulamentação, gerenciamento de Tráfego Aéreo, energia e sustentabilidade e muito mais. A apresentações contarão com tradução simultânea nos idiomas português, inglês e espanhol.
Para Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, novas conexões estão entre as principais oportunidades do evento:
"Junto com o Fórum, teremos ainda a primeira feira de produtos, serviços e tecnologias relacionados à Mobilidade Aérea Avançada. Além disso, haverá a oportunidade para empresas se conectarem por meio de uma Rodada de Negócios, fomentando o mercado local desses veículos inovadores", afirmou Granemann.
Os ingressos antecipados para a Expo eVTOL já estão à venda no site oficial. O preço original é R$1.300,00, mas os interessados podem aproveitar uma oferta válida até 31 de janeiro de 2024 e comprar o ingresso por R$800.
Brasil já tem dois eVTOLs em desenvolvimento e com encomendas já feitas
Uma das organizações brasileiras que estão trabalhando no desenvolvimento de eVTOLs, a Eve Air Mobility tem previsão de entregar seus primeiros veículos em 2026. Mas a empresa já figura como a organização com a maior carteira de clientes do mundo.
Com 2.800 veículos encomendados, a subsidiária da Embraer já tem mais de 20 clientes pelo mundo, incluindo grandes empresas como United Airlines, Republic Airways, Blade Aviation, Azorra, SkyWest e BAE Systems.
Entre os clientes brasileiros, estão Avantto, Azul, Flapper, FlyBis, Gol, Helisul e Voar. A alemã Lilium e a britânica Vertical Aerospace também integram a lista da Eve Air Mobility.
Outra empresa brasileira investindo neste mercado é a startup cearense de mobilidade Vertical Connect. Durante o Labace 2023 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition),considerado o maior evento de aviação executiva do Brasil e da América Latina, a empresa anunciou o carro voador elétrico Genesis X1.
Já em fase de desenvolvimento, o projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de eVTOL (ABRAEVTOL), do Banco do Nordeste, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e do Governo Federal do Brasil.
FIQUE POR DENTRO!
- Xbox no bolso! Novo app traz modo Compacto para dispositivos portáteis
- App Keep Notes para Android terá IA para te ajudar a criar listas
- Evento do Tesla Cybertruck: Tudo o que Elon revelou sobre a picape EV