Na primeira conferência da OpenAI, realizada hoje (06), o CEO Sam Altman divulgou números interessantes: o ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários semanais. Esta revelação chega após a empresa conquistar mais de dois milhões de desenvolvedores, incluindo mais de 92% das empresas listadas na Fortune 500, desde o lançamento dos modelos ChatGPT e Whisper via API em março.
A divulgação desses números vêm para contestar relatórios recentes na mídia que insinuavam uma possível queda na popularidade da plataforma desde seu lançamento, em novembro do ano passado.
Desde seu lançamento, o ChatGPT consolidou-se como o aplicativo de Inteligência Artificial mais popular, exibindo um crescimento exponencial ao alcançar a marca de 100 milhões de usuários mensais em apenas dois meses. Comparativamente, o Facebook, Twitter e Instagram levaram vários anos para alcançar números similares após suas chegadas ao mercado.
Para efeito de comparação, a Microsoft anunciou que seu mecanismo de busca Bing, integrando recursos de inteligência artificial generativa da OpenAI no início deste ano, ultrapassou 100 milhões de usuários diários ativos em março, mais de uma década após seu lançamento em 2009.
Já o Threads, da Meta, conseguiu 100 milhões de usuários em menos de uma semana após o lançamento em julho, observando uma redução no uso nos meses seguintes, mantendo o número de usuários ativos mensais em outubro.
O anúncio oficial da OpenAI também mostrou novas funcionalidades, como uma plataforma para a criação de versões personalizadas do ChatGPT destinadas a tarefas específicas, além do lançamento do GPT-4 Turbo, modelo capaz de processar uma quantidade equivalente a mais de 300 páginas de texto em uma única solicitação e com conhecimento atualizado até abril de 2023 sobre eventos mundiais.
Veja também:
- Apple planeja sensor de pressão arterial e AirPods como aparelhos auditivos
- Última música dos Beatles foi lançada hoje graças a IA (e sem clonar vozes)
- ViewSonic revoluciona espaços grandes com projetor laser ultracurto