De acordo com a análise mais recente da plataforma Counterpoint Research, durante o mês de agosto a Apple foi desbancada da posição de 2ª maior fabricante de smartphones. Enquanto a Samsung seguiu no 1º lugar deste ranking com uma grande vantagem, uma outra marca superou as vendas de iPhones no mês passado.
Estamos falando da Xiaomi. Repetindo o feito que já havia conseguido no mesmo período de 2021, a fabricante chinesa superou o número de smartphones vendidos em agosto pela Apple. O cenário parece ter sido causado não apenas por um aumento de vendas da Xiaomi, mas por uma queda momentânea da Apple.
Mercado de smartphones vai além de Samsung e Apple
Com bem mais modelos em seu catálogo de smartphones, a Samsung lidera fortemente o ranking de maior fabricante de smartphones. E geralmente vem acompanhada da Apple, que, mesmo com menos modelos disponíveis, é uma das empresas mais fortes deste mercado.
Apesar disto, o mercado não se resume a essas duas marcas, e outras fabricantes vêm ganhando cada vez mais destaque, seja com mais opções de modelos com preços acessíveis seja com inovações em seus modelos premium.
A Huawei, por exemplo, tem o seu Pura 70 ocupando o 1º lugar do ranking de smartphone com melhor câmera do Dxomark desde abril. Além disso, a marca chinesa recentemente fez história ao lançar o primeiro smartphone tri-dobrável da história, o Huawei Mate XT.
A Honor também vem conquistando uma excelente parcela do mercado, com seu Honor Magic 6 Pro como 3º smartphone com melhor câmera segundo o Dxomark e seu Honor Magic V3 figurando como o dobrável mais fino até agora.
E a Xiaomi passou à frente de todas essas e da Apple para ocupar o 2º lugar de vendas de smartphones em agosto. A gigante de tecnologia chinesa teve um sólido 2024, registrando crescimento de suas vendas todos os meses. Mas a vitória sobre a Apple no mês passado tem a ver também com uma queda da venda de iPhones.
A análise da Counterpoint credita a capacidade da Xiaomi de competir com a Apple à reestruturação da linha de telefones da marca para focar em menos dispositivos em cada segmento, e um foco crescente no espaço premium. Exemplo disso foi a atenção que a linha Xiaomi 14 recebeu e que o futuro Xiaomi 15 Ultra já está recebendo.
O ranking de vendas pode mudar rapidamente por mês, conforme novos lançamentos chegam ao mercado. Inclusive, deve mudar agora em setembro, com a chegada da linha iPhone 16, e a Apple deve logo voltar ao seu posto de 2º maior fabricante de smartphones. Mas os feitos da Xiaomi e de outras marcas já merecem grande reconhecimento e atenção das líderes de mercado.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
FIQUE POR DENTRO!