Os bichinhos virtuais no estilo Tamagotchi continuam sendo uma febre mesmo quase 30 anos após o seu lançamento. Prova disso é que novas versões desses pets digitais seguem surgindo no mercado. O Punirunes, no entanto, se destaca como o mais diferentão de todos.
Produzido pela empresa japonesa Takara Tomy, à primeira vista, se assemelha a um Tamagotchi original: um corpo arredondado, com uma pequena tela colorida no centro e três botões de controle abaixo. A diferença está em um buraco do tamanho de uma moeda, localizado na lateral do dispositivo. Ao inserir o dedo, o usuário sente uma textura pastosa e molenga.
O objetivo é aumentar a interatividade, fazendo com que o dono do brinquedo sinta como se estivesse tocando em seu bichinho virtual. Segundo o site norte-americano Engadget, a textura parece a de um mochi, um tradicional prato japonês feito de bolinho de arroz-doce, de textura pegajosa.
Através desse recurso, é possível interagir com o pet de diferentes formas, como limpá-lo, fazer carinho, jogar e personalizar. Vale destacar que o dedo também passa a ser exibido na tela, que reproduz suas ações e mostra as reações do bonequinho a esse contato.
Ao todo, há 55 opções de personagens superfofos inspirados em animes. Eles possuem três fases de vida: bebê, criança e adulto. Além disso, estão disponíveis 6 minijogos interativos, que devem ser jogados utilizando o recurso do buraco misterioso, seja para esmagar itens ou misturar ingredientes.
Sucesso na Ásia
O Punirunes foi lançado na Ásia em 2021 e já teve mais de 700 mil unidades vendidas em países como Japão, Coreia, Hong Kong e Taiwan. O nome é um trocadilho com a palavra em japonês punipuni que significa algo como molenga, esponjoso.
O sucesso foi tanto que os personagens do brinquedo inspiraram uma série de animes, lançada em 2022. E, agora, a Takara Tomy se uniu à empresa Spin Master para apostar em um lançamento global do bichinho virtual.
Primeiramente, ele chegará aos Estados Unidos e Canadá, com o valor de US$ 40 (cerca de R$ 208). Ainda não foram divulgadas informações sobre a previsão de lançamento do produto em outros mercados.
Veja também: