Já existem cases específicas que permitem utilizar o smartphone embaixo d'água ou mesmo modelos que podem ser mergulhados alguns metros, mas o resultado das fotos feitas, por exemplo, no mar, não é exatamente incrível, dada às limitações impostas pela refração da luz no líquido. Contudo, o mais recente Pixel Drop do Google promete mudar isso.
A nova atualização traz um modo automático de captura subaquática para os modelos Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL, ampliando as possibilidades para quem busca registrar momentos na piscina, na praia e muito mais.
Novo modo subaquático ajusta cores automaticamente
Embora a maioria dos smartphones modernos, incluindo os da linha Pixel, possuam resistência à água, tirar fotos debaixo d’água ainda não é uma tarefa simples. O toque da tela pode não responder adequadamente, e há o risco de danos pela água salgada também. Por isso, o uso de uma caixa protetora continua sendo essencial.
A novidade aqui é que, ao contrário das gerações anteriores, onde era necessário um equipamento específico, o novo modo subaquático do Pixel 9 agora funciona com qualquer case à prova d'água de sua escolha. E os recursos deste novo modo prometem transformar a fotografia subaquática no smartphone.
Funciona da seguinte forma: quando o usuário submerge o seu Pixel 9 equipado com uma dessas caixas, o aplicativo de câmera automaticamente reconhece o ambiente aquático e ajusta seus algoritmos de processamento de imagem para lidar com as condições únicas da água.
Entre os ajustes feitos automaticamente está, por exemplo, uma correção precisa de cores, já que as tonalidades podem se distorcer sob a água. O objetivo é proporcionar imagens e vídeos vibrantes e nítidos, mesmo nas condições desafiadoras de um mergulho.
Novo modo subaquático funciona para fotos e vídeos
Essa atualização expande consideravelmente as opções para os entusiastas de fotografia subaquática. O recurso funciona tanto para capturar fotos quanto vídeos, ajustando a câmera conforme necessário para garantir que as cenas subaquáticas sejam representadas com a melhor qualidade possível.
Caso o modo subaquático seja acionado em situações indesejadas — como em cenários de neblina intensa, onde a câmera pode interpretar incorretamente as condições como submersão —, os usuários podem facilmente desativá-lo nas configurações do aplicativo.
O Google já vinha investindo nessa área desde o lançamento do Pixel 7, quando introduziu o aplicativo Dive Case Connector em parceria com a Kraken Sports, oferecendo suporte limitado para fotografia subaquática com cases específicas. Agora, com a linha Pixel 9, a empresa elevou a experiência, oferecendo uma solução mais acessível e flexível para qualquer caixa subaquática.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!