O Google começou a lançar uma atualização de sua ferramenta “Encontre Meu Dispositivo” que permitirá encontrar aparelhos Android mesmo se eles estiverem offline. A novidade está sendo lançada inicialmente nos Estados Unidos e Canadá, mas será lançada para todo o mundo no futuro.
Anteriormente, a rede Encontre Meu Dispositivo permitia encontrar aparelhos Android se eles estivessem conectados à internet. Caso o smartphone estivesse sem conexão, a ferramenta apresentaria a última localização registrada.
Agora, com essa atualização, o Google permitirá encontrar dispositivos offline. Por ora, apenas os celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro poderão localizar dispositivos desligados ou com a bateria descarregada. Dessa forma, a funcionalidade funcionará de forma semelhante ao Find My da Apple.
Isso acontecerá, pois o celular utilizará o Bluetooth para informar sua localização. Como explica o Android Headlines, os dispositivos usarão a rede de outros telefones Android para transmitir sua localização. Portanto, outros celulares que estiverem próximos ao aparelho buscado ajudarão a obter informações de onde ele está.
Como mencionado, essa novidade só está disponível para celulares da linha Pixel 8, no entanto, é possível que essa novidade seja lançada para mais dispositivos no futuro. Isso porque sabemos que o Google está testando um recurso chamado “Powered Off Findind” no Android 15, que mantém a sinalização “beacon” mesmo quando o aparelho está desligado.
Dessa forma, o celular continua compartilhando sinais de Bluetooth quando estiverem desativados.
Outra novidade apresentada pelo Google é a possibilidade de conectar o Encontre Meu Dispositivo em gadgets do ecossistema Nest e tags rastreadores Bluetooth da Chipolo e Pebblebee. A empresa promete que adicionará o suporte do recurso em mais tags da eufy, Jio, Motorola e mais. Fones de ouvido da JBL, Sony e outros também devem ganhar suporte à funcionalidade.
FIQUE POR DENTRO!
Samsung pode lançar One UI 6.1 para mais celulares; saiba quais
Novo modo desktop do Android 15 poderá transformar seu celular em PC
Google libera beta de Android 14 com muitas correções do sistema