Empresa desenvolve gadget tecnológico que treina você para relaxar e dormir melhor

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Cansaço da rotina de trabalho, preocupações, falta de tempo e constante conectividade com redes sociais são alguns dos fatores hoje que fazem com que, muitas vezes, o auto cuidado fique em segundo plano. Em um mundo tão conectado, como deixar a tecnologia de lado e manter uma rotina de meditação, por exemplo?

Agora, no entanto, os avanços que antes nos mantinham presos às telas parecem capazes de fazer exatamente o oposto: ajudar até mesmo aqueles menos inclinados à meditação a cultivá-la. Entra em cena o OxyZen, a nova aposta da BrainCo, desenvolvida em parceria com o Harvard Innovation Lab.

Treinando o cérebro para relaxar

OxyZen
Imagem: BrainCo

Conhecida por suas próteses e articulações de joelho integradas à inteligência artificial (IA), a BrainCo agora se aventura no campo da neurociência com uma interface cérebro-máquina (IMC) não invasiva projetada para transformar a prática da meditação e do bem-estar, como reportado pela página New Atlas.

A tecnologia do OxyZen combina sinais de eletroencefalograma (EEG) e fotopletismógrafo (PPG) para coletar, por meio de uma faixa de cabeça inteligente, dados em tempo real sobre frequência cardíaca, ondas cerebrais e níveis de oxigênio no sangue.

OxyZen
Imagem: BrainCo

Com esses dados, o dispositivo oferece não só uma visão passiva do estresse cotidiano, mas também uma série de programas gamificados para meditação e relaxamento. São mais de 600 guias de meditação, ajustados a cada usuário, com sessões de alguns minutos até meia hora, voltados para ajudar a “treinar” o cérebro.

Por meio de 3 sensores, a faixa de cabeça pode "ler" o estado cerebral do usuário, pontuando estados como “calmo”, “relaxado” e “profundamente relaxado”. A partir daí, a tecnologia personaliza cada etapa do programa, levando em conta as dificuldades de quem encontra na meditação uma barreira difícil de atravessar.

Treinador de sono

OxyZen
Imagem: BrainCo

O dispositivo também atua como treinador de sono. Com sons personalizáveis, desde ruídos de chuva até o farfalhar das folhas, o OxyZen pode gradualmente abaixar o volume do áudio à medida que o usuário relaxa na cama.

Com acesso gratuito aos programas e dados sem custos de assinatura, o OxyZen é uma proposta interessante tanto para iniciantes quanto para meditadores experientes que buscam um monitoramento detalhado e preciso do progresso.

OxyZen
Imagem: BrainCo

A bateria é carregada via USB-C e dura uma noite inteira com carga total. Para quem utiliza o OxyZen entre 10 e 30 minutos diários, a faixa de cabeça deve aguentar por várias semanas, conectando-se ao aplicativo via Bluetooth, compatível com iOS e Android.

Atualmente, o OxyZen está em campanha de crowdfunding, oferecendo um kit completo por US$ 299 (aproximadamente R$1.731, em conversão direta), com 40% de desconto. O pacote inclui faixas para uso diurno e noturno, carregador, dispositivo sensor e uma bolsa de transporte, com envios previstos para dezembro.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: