Há pouco mais de um mês, a Embraer anunciou a abertura de uma fábrica no interior de São Paulo dedicada ao desenvolvimento e fabricação de carros voadores elétricos. Mas parece que a fabricante de aviões vai ter concorrência. Durante a Labace 2023, a empresa Vertical Connect também anunciou seu próprio modelo do veículo.
Genesis X1 está em fase de desenvolvimento
Agora em agosto, a startup cearense de mobilidade Vertical Connect esteve presente no Labace 2023 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), considerado o maior evento de aviação executiva do Brasil e da América Latina. Na ocasião, a empresa anunciou o projeto Genesis X1, um carro voador elétrico.
O eVTOL (sigla para veículos voadores elétricos com decolagem vertical) foi apresentado como uma alternativa para locomoção em grandes centros urbanos. O baixo custo de manutenção da aeronave e de abastecimento são pontos em que a Vertical Connect aposta para futuramente oferecer voos baratos.
Já em fase de desenvolvimento, o veículo foi pensado para transportar até duas pessoas, sendo uma delas o piloto, em rotas urbanas comerciais curtas, como um serviço de táxi acima do trânsito das cidades. O carro voador será equipado com avançados sistemas de segurança, anticolisão e paraquedas balísticos.
As pesquisas e o desenvolvimento do projeto serão feitos em São Paulo, mas o parque fabril do Gênesis X1 será em Fortaleza. O processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve ser realizado em breve. O projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de eVTOL (ABRAEVTOL), do Banco do Nordeste, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e do Governo Federal do Brasil.
eVTOL da Embraer já conta com 3 mil unidades reservadas
A Embraer anunciou no dia 20 de julho que sua subsidiária Eve Air Mobility está dedicada ao desenvolvimento do primeiro eVTOL do Brasil. Embora o anúncio seja recente, o projeto já conta com 20 clientes pelo mundo e quase três mil unidades do futuro carro voador elétrico já estão reservadas.
Com previsão de iniciar as entregas a partir de 2026, a empresa já contabiliza US$ 8 bilhões (R$ 38 bilhões, na cotação atual) com as unidades reservadas até o momento.
Para garantir a segurança do tráfego de seu eVTOL e de outros veículos voadores no futuro, a Embraer e a Eve planejam criar uma empresa de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM). A nova companhia deve fazer o controle dos voos em escala urbana.
CONFIRA AINDA MAIS!
- Estudo descobre período em que quase 99% da humanidade foi destruída
- Projeto de brasileiro pode gerar energia com playground para favelas
- Índia faz história como 1º país a pousar no polo sul da Lua (Vídeo)
- 1º robô humanoide capaz de pilotar aviões está pronto (Vídeo)
- Nova forma de magnetismo pode ser próximo grande salto da ciência