PCs executarão IA sem precisar de nuvem muito em breve, diz Intel

 William Schendes
William Schendes

Durante a AI Summit da Intel, a fabricante de processadores disse que o Copilot será executado localmente em PCs. Para executar o assistente de IA, a empresa diz que os fornecedores de PCs terão que construir máquinas com NPUs (unidades de processamento neural), além de CPU (unidade central de processamento) e GPU (unidade de processamento gráfico).

Com reportou o Tom´s Hardware, os PCs equipados com IA de próxima geração terão como requisito 40 TOPS de NPU. TOPS é uma medida que descreve a capacidade de processadores e cada medida equivale a um trilhão de operações por segundo.

PCs rodarão IAs localmente
(Imagem: Intel)

O Copilot, ferramente de inteligência artificial da Microsoft, começou a chegar para os PCs com Windows 10 e 11 no ano passado. Se você estiver com uma versão atualizada de ambos os sistemas operacionais, provavelmente verá o ícone do Copilot, no canto direito da barra de tarefas do seu computador.

Apesar de já estar presente no Windows, atualmente, o Copilot funciona exatamente da mesma forma da versão web: sendo executado em nuvem.

Na próxima geração de PCs com IA, a Microsoft espera que as fabricantes parceiras incluam um botão dedicado ao Copilot, chamado de “chave física”. No entanto, como explicou Todd Lewellen, chefe do ecossistema de PC da Intel ao The Verge, haverá máquinas que não tem essa chave física, mas terão o NPU dedicado à IA.

“Nossa definição conjunta, Intel e Microsoft, nos alinhamos em Core Ultra, Copilot e Copilot Key. Do ponto de vista da Intel, nosso AI PC possui Core Ultra e um NPU integrado porque está desbloqueando todos os tipos de novos recursos e funções no espaço de IA. Temos um ótimo alinhamento com a Microsoft, mas haverá alguns sistemas por aí que podem não ter a chave física, mas têm nosso NPU integrado.”

- Todd Lewellen, chefe do ecossistema de PC da Intel.

Até o momento, a Microsoft colocou os adesivos de “PC com IA” (AI PC) em seus laptops empresariais Surface Pro 10 e Surface Laptop 6.

A Intel lançou um kit de desenvolvimento de hardware, chamado de ASUS NUC Pro 14, que ajudará aos desenvolvedores a construírem máquinas e software com IA para a próxima geração de PCs.

Kit desenvolvimento Intel PCs IA
(Imagem: Intel)

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: