Elon Musk quer esconder títulos de notícias compartilhadas no X

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Desde que assumiu o comando do Twitter (agora X) em 2022, o bilionário Elon Musk parece não cansar de surpreender com suas decisões contraditórias em relação à plataforma. O próximo plano de Musk que tem dado o que falar quer "esconder" os títulos de notícias que são compartilhadas no X.

Caso a mudança entre em prática, as publicações de veículos jornalísticos no X agora devem aparecer apenas com a URL e a imagem. No que parece uma ironia (mas não é), Musk justificou a decisão no objetivo de trazer uma "melhoria estética" para os posts e na tentativa de evitar clickbait.

Por que o novo plano de Musk não faz sentido para os usuários

Elon Musk quer esconder títulos de notícias compartilhadas no X

Caso o plano de esconder os títulos de notícias compartilhadas siga em frente, publicações como as que destacamos na imagem acima trariam, a princípio, apenas a imagem e a URL da notícia. Para muitos usuários, a informação ficaria incompleta e confusa.

O novo plano para "melhorar a estética" do feed do X se baseia na ideia de que, sem os títulos nos posts de notícia, os usuários terão mais espaço em suas linhas do tempo e, assim, poderão ver mais tweets.

Essa primeira justificativa encontra resistência em dois fatos já apontados pelos usuários da plataforma. O primeiro deles é de que a escolha de retirar o título para economizar espaço faz menos sentido do que diminuir a imagem, por exemplo.

O segundo questionamento que aqueles que ainda usam o X destacaram é que os jornalistas ainda poderão escrever um texto ou o título da reportagem na mensagem que vai junto ao link. Logo, a economia de espaço não existirá de fato.

A justificativa de diminuir um possível clickbait do título também parece ir por água abaixo com a possibilidade de apenas escrevê-lo na mensagem acima da imagem.

Musk quer que jornalistas publiquem direto no X

Recentemente, Elon Musk publicou a mensagem acima, onde é possível ler:

"Se você é jornalista e quer mais liberdade para escrever e um pagamento maior, então publique diretamente nesta plataforma."

A publicação se refere ao anúncio que Musk fez há alguns meses. De acordo com o empresário, criadores de conteúdo, incluindo jornalistas, poderiam ser pagos por suas publicações, com o valor a receber dependendo do número de visualizações dos posts.

Até o momento, porém, o serviço só está disponível nos Estados Unidos e já conta com reclamações sobre os pagamentos. Para além disso, o limite de caracteres que o X impõe àqueles usuários que não têm uma assinatura premium fazem com que a plataforma não seja muito atraente para publicar artigos inteiros.

A decisão pode causar uma saída dos jornalistas do X?

Ainda é difícil avaliar se a decisão provocará uma saída dos jornalistas do Twitter/X. Ainda será possível escrever o título e um pequeno texto sobre a notícia publicada. Talvez isso ainda faça com que os profissionais se mantenham na plataforma.

Uma diminuição crescente de profissionais de comunicação no X, contudo, não seria muito surpreendente num futuro próximo. Recentemente, uma pesquisa revelou que cientistas estão deixando a plataforma e trocando o X por outras redes sociais. Os motivos giram em torno do aumento de trolls, informações falsas e mensagens de negacionismo científico que os profissionais sentiram após as mudanças feitas por Musk.

CONFIRA TAMBÉM!

  • Elon Musk pegou US$ 1 bilhão emprestado da SpaceX para comprar Twitter
  • X vai exigir dados biométricos e histórico profissional e educacional
  • X libera monetização de posts para usuários brasileiros
  • Threads ganha aguardada versão web e deve ter mais recursos em breve
  • Milhares de cientistas estão trocando Twitter por outras redes sociais
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: