Elon Musk está processando a Microsoft, OpenAI e Sam Altman, CEO da startup de inteligência artificial, alegando que as empresas abandonaram a missão inicial da empresa em desenvolver IA para o “benefício geral da humanidade”.
Musk foi cofundador e um dos primeiros investidores da OpenAI. Entre 2016 e setembro de 2020, Musk doou mais de US$ 44 milhões para a startup, mas deixou a empresa em 2018.
Segundo o bilionário, a OpenAI violou seu acordo contratual original ao buscar lucros ao invés de focar em ferramentas que beneficiariam a humanidade.
Além disso, o CEO da Space X afirma que a startup se transformou numa subsidiária da Microsoft focada em desenvolver uma inteligência artificial geral (AGI, IA com capacidades iguais ou superiores a de humanos) que irá aumentar ainda mais os lucros da fabricante de Windows.
“Na realidade, porém, a OpenAI, Inc. foi transformada em uma subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft. Sob o seu novo conselho, não está apenas a desenvolver, mas também a refinar uma AGI para maximizar os lucros para a Microsoft, e não para o benefício da humanidade [...] Esta foi uma traição total ao Acordo de Fundação.”
- Processo.
O processo ainda acrescenta que a empresa continua promovendo que seu objetivo é desenvolver uma IA geral que beneficiaria toda a humanidade.
“Até hoje, o site da OpenAI, Inc. continua a professar que seu objetivo é garantir que a AGI beneficie toda a humanidade.” Na realidade, porém, a OpenAI, Inc. foi transformada em uma subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft.”
Como reporta a CNBC, os advogados da empresa explicaram que processo foi aberto para “para obrigar a OpenAI a aderir ao Acordo de Fundação e retornar à sua missão de desenvolver AGI para o benefício da humanidade, não para beneficiar pessoalmente os Réus individuais e a maior empresa de tecnologia do mundo [Microsoft]”.
SAIBA MAIS!
-
Primeiro implante cerebral da Neuralink permite controle de mouse com o pensamento, revela Elon Musk
-
MUITA memória! MSI atualiza placas-mãe para que suportem até 256GB de RAM
- Big techs assinam pacto para combater desinformação de IA nas eleições