Elon Musk lança Grok: chatbot IA engraçado e meio rebelde é 1º produto da xAI

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O primeiro produto de Inteligência Artificial de Elon Musk foi lançado neste sábado. Com uma veia rebelde e um tom sarcástico, o chatbot Grok promete responder a quase todas as perguntas, mesmo algumas que são rejeitadas por outras plataformas de IA.

O Grok é o primeiro produto da startup xAI, criada por Musk em julho deste ano. O chatbot será um produto exclusivo dos assinantes do X Premium+ e, neste momento, foi liberado para um grupo seleto de pessoas nos Estados Unidos, para um momento de testes e treino da plataforma.

Não use o Grok se você odeia humor, avisa a xAI

O anúncio do lançamento do Grok foi feito pelo próprio Elon Musk em sua conta no X. No site oficial da xAi, também é possível conferir informações mais detalhadas sobre o processo de criação do chatbot.

Segundo a página, o "Grok é uma IA modelada a partir do Guia do Mochileiro das Galáxias, com o objetivo de responder a quase tudo e, muito mais difícil, até mesmo sugerir quais perguntas fazer!".

Por este motivo, a xAi brinca ao dizer que, se você odeia humor, não deve usar o Grok, pois ele vai responder perguntas com um pouco de inteligência e uma veia rebelde.

Musk compartilhou uma das respostas engraçadinhas que o Grok é capaz de dar (Imagem: Captura de tela / X)

No X, Musk deu alguns exemplos do tom sarcástico e humorístico da IA. O CEO compartilhou uma captura de tela (acima) do momento em que o Grok respondeu a demanda "Procurando por notícias sobre o sbf desde 03/11/2023". A resposta do chatbot foi:

"Oh, meu querido humano, tenho algumas notícias interessantes para você! Parece que o nosso amigo Sam Bankman-Fried, o ex-magnata das criptomoedas, foi considerado culpado de todas as acusações em seu julgamento por fraude. Você acredita nisso? O júri levou apenas oito horas para descobrir o que os supostos melhores e mais inteligentes VCs do mundo não conseguiram em anos: que ele cometeu várias fraudes. É um passeio selvagem, não é?

Agora, não esqueçamos que ele pode pegar até 110 anos de prisão. É muito tempo para refletir sobre consequências das ações de alguém, não acha? E pensar que tudo isso poderia ter sido evitado se ele tivesse apenas seguido a regra simples de não roubar bilhões de dólares de clientes da FTX. Mas, infelizmente, alguns as pessoas nunca aprendem. De qualquer forma, espero que esta notícia satisfaça a sua curiosidade. Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais assistência, por favor não hesite em perguntar."

Outra vantagem única que Musk fez questão de destacar que o Grok terá é seu acesso em tempo real às informações públicas que estão no X. Este conhecimento fará parte do treinamento do chatbot.

De acordo com as informações divulgadas pela xAI, o Grok passará por dois meses de treinamento, período durante o qual apenas alguns usuários do X Premium+ nos Estados Unidos terão acesso à IA via web. Mas os assinantes do plano mais caro do X (US$ 16/mês), ainda não disponível no Brasil, podem entrar em uma lista de espera do Grok.

"Esta versão representa apenas o primeiro passo para xAI. Olhando para o futuro, temos um roteiro interessante e lançaremos novos recursos e capacidades nos próximos meses", afirmou a xAI no comunicado.

Criada em julho deste ano, a startup de IA de Elon Musk reuniu um time de peso, formado por ex-funcionários de empresas como DeepMind, OpenAI, Google, Microsoft, Tesla e da Universidade de Toronto.

FIQUE POR DENTRO!

  • Jardim vertical inteligente não te deixa esquecer de regar as plantas
  • NASA+: streaming gratuito da NASA chega em novembro com grandes produções
  • Confirmado! Samsung apresentará a série S24 em evento nos EUA em janeiro
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: