Elon Musk fecha escritório do X no Brasil e compara juiz a Voldemort

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Elon Musk, empresário e CEO da rede social X, antigo Twitter, anunciou o encerramento das operações comerciais da empresa no Brasil. Numa publicação na plataforma, Musk acusou o juiz brasileiro Alexandre de Moraes de ameaçar secretamente um dos representantes legais da empresa no Brasil. Segundo o CEO, devido a "ordens de censura", o escritório do X no País será fechado.

Após 2 posts revelando essas informações, o bilionário voltou ao X para publicar 2 imagens comparando a aparência física de Moraes com a do personagem Voldemort, vilão da franquia de livros e filmes Harry Potter.

As acusações feita pelo X

Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE

— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) 17 de agosto de 2024

Na publicação acima, partilhada por Musk, o X afirma que, no dia 16 de agosto, o juiz Alexandre de Moraes ameaçou o representante legal da rede social no Brasil com prisão, caso não cumprisse as ordens de remoção de determinado conteúdo, algo que a empresa chamou de "ordens de censura".

"Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações. Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal", declarou a empresa na publicação.

Junto à declaração, o X ainda compartilhou imagens de um documento que supostamente foi assinado por Moraes. Este documento indicaria o pagamento de uma multa diária de R$20.000 e um mandado de prisão para a representante do X, Rachel Nova Conceição, caso a plataforma não aderisse integralmente às ordens do juiz.

"Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato", afirmou a rede social.

O X ainda esclarece que apenas o escritório e as operações comerciais da empresa no país serão encerrados, mas que o serviço X enquanto rede social continua disponível para a população do Brasil.

O que foi confirmado quanto às ordens dadas por Alexandre de Moraes

The resemblance is uncanny 🤣🤣Alexandre de Voldemort pic.twitter.com/IXR569y2qT

— Elon Musk (@elonmusk) 17 de agosto de 2024

De acordo com uma reportagem da Reuters, o Supremo Tribunal Federal do Brasil, onde Moraes trabalha como juiz, não comentou o assunto e não verificou a autenticidade do documento compartilhado pelo X.

O que foi confirmado, até o momento, foi a ordem que o STF emitiu no início deste ano para que o X bloqueasse determinadas contas. Na investigação sobre as chamadas "milícias digitais", essas contas foram identificadas como responsáveis por discursos de ódio e divulgação de informações falsas referente ao cenário político brasileiro.

Também no início do ano, Moraes iniciou um inquérito sobre Musk após o bilionário expressar intenções de reativar contas no X que o juiz havia ordenado bloquear. Em abril, os advogados da X no Brasil explicaram ao Supremo Tribunal que "falhas operacionais" permitiram que alguns usuários que deveriam ser bloqueados permanecessem ativos na plataforma.

No sábado passado, Musk fez uma publicação no X chamando Moraes de "uma vergonha total para a justiça". Em outro post, o CEO do X fez uma piada com a aparência física do juiz ao compará-lo com o vilão Voldemort, da franquia Harry Potter.

Desde que Musk assumiu o comando do X, a rede social se envolveu em diferentes polêmicas. Mais recentemente, a plataforma tem visto número de assinantes e de receita publicitária cair. As acusações da proliferação de fake news estão entre os motivos alegados para quem deixa a rede.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: