Elon Musk espera que IA substitua todos os empregos e acabe com a pobreza

 William Schendes
William Schendes

Elon Musk, bilionário dono de grandes empresas de tecnologia como SpaceX, Tesla, Neuralink e xAI, disse recentemente que a inteligência artificial (IA) poderá eliminar a necessidade de os humanos trabalharem.

A fala do executivo aconteceu durante a conferência Viva Technology, em Paris, na última quinta-feira (23). Conforme relatou o New York Post, Musk compartilhou sua visão de como será o futuro à medida que a tecnologia continua a avançar em todo o mundo. Segundo ele, há uma probabilidade de 80% de que os avanços da IA resultem em um cenário onde a tecnologia eliminará os empregos, mas não fez uma previsão de quanto tempo isso levará para acontecer.

Além da IA acabar com os empregos, o bilionário acredita que essa tecnologia poderá eliminar a escassez de bens ou serviços.

“Num cenário benigno (positivo), provavelmente nenhum de nós terá emprego. Haverá um rendimento elevado universal – e não um rendimento básico universal – um rendimento elevado universal. Não haverá escassez de bens ou serviços.”

“Se você quiser trabalhar como um hobby, você poderá trabalhar. Caso contrário, a IA e os robôs fornecerão qualquer bem ou serviço que você desejar.”

- Elon Musk.

Elon Musk diz que IA acabará com empregos
(Imagem: Captura de tela/ YouTube)

Musk também apresentou uma provocação existencial para esse futuro onde as máquinas poderão fazer tudo:

“A questão será realmente de significado. Se um computador e os robôs podem fazer tudo melhor do que você… sua vida tem sentido? Essa será realmente a questão nesse cenário benigno e, no cenário negativo, todas as apostas estão canceladas, e estaremos em apuros.”

- Elon Musk.

O bilionário reforçou sua pretensão de colonizar Marte

Durante a transmissão, o CEO da SpaceX voltou a reforçar que os humanos irão colonizar Marte. Segundo ele, isso deve acontecer daqui a 10 anos, mas acredita que pode acontecer antes.

“Acho que teremos as primeiras pessoas em Marte provavelmente dentro de 10 anos, talvez sete ou oito."

"Precisamos nos tornar uma civilização multiplanetária sustentável. Esta é a primeira vez na história da Terra que isso é possível.”

Ele acrescentou, dizendo que eventualmente “algo na Terra eliminará a vida como a conhecemos”, portanto, a mudança para Marte é necessária para a sobrevivência dos humanos.

"My biggest hope is Mars. My biggest fear is AI."The final words of @elonmusk at #VivaTech pic.twitter.com/jdQyQ1VrQj

— Viva Technology (@VivaTech) 23 de maio de 2024

IA na educação

O bilionário sul-africano também relatou que a IA poderá transformar a educação das crianças, com modelos sendo capazes de auxiliar e adaptar o aprendizado nas aulas. Com a adaptação da IA, Musk acredita que a tecnologia permitirá que os jovens tenham um Albert Einstein como professor, conforme reportou o Euronews.

Por outro lado, o magnata da tecnologia demonstrou preocupação com o efeito das redes sociais nas crianças, aconselhando que os pais limitem o uso das plataformas por seus filhos.

“Eu me preocupo que as crianças de hoje em dia sejam treinadas pelas redes sociais, que maximizam a dopamina. Aconselho os pais a limitarem as redes sociais para as crianças porque estão sendo programadas."

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: