O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (6). Um dos documentos válidos para a votação é o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral. O prazo para baixar o aplicativo se encerrará amanhã (5) e só estará disponível novamente na segunda-feira (7).
Além de ser um dos documentos válidos para a votação, o e-Título permite verificar o local de votação e justificar a ausência, caso o cidadão não consiga votar.
Como baixar e acessar o e-Título
O aplicativo e-Título está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play Store (para Android) e App Store (iOS).
Após o download, o usuário deve clicar em “Começar no e-Título”, selecionar "Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade" e seguir para “Continuar”.
Na sequência, é necessário preencher alguns dados para ativar o e-Título:
- Nome do eleitor;
- Data de nascimento;
- Número do CPF;
- Nome da mãe;
- Nome do pai.
Após preencher as informações, o aplicativo fará algumas perguntas para validar a autenticidade do usuário, como “Qual o seu bairro?”, “Qual é a sua profissão?” ou “Qual o seu local de votação?”. Selecione a opção correta conforme os dados preenchidos no cadastro do título de eleitor impresso e, em seguida, clique em “Finalizar”.
Então, o aplicativo pedirá para digitar uma senha. Após isso, selecione “Confirmar”.
Será apresentado um termo de ciência sobre o tratamento de dados. Prossiga clicando em “Sim”.
O aplicativo solicitará uma verificação com reconhecimento biométrico. Clique em “Prosseguir” e siga as instruções.
Pronto! O e-Título estará ativado no celular com todas as informações necessárias para votar, além de um QR Code para validação do documento no momento da votação.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!