Eclipse solar neste sábado será visível em todo o Brasil; saiba detalhes e horários

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Amanhã (14) acontecerá um eclipse solar anular, o que fará o dia virar noite em boa parte do Brasil.

Eclipses solares acontecem quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, escurecendo o astro por alguns minutos. Ele pode ser total ou anular. O eclipse total acontece quando a Lua está próxima da Terra e deixa o Sol completamente coberto ao passar na frente dele.

Já o eclipse anular acontece quando a Lua está um pouco mais distante da Terra e não consegue encobrir totalmente o Sol – nestes casos, o Sol forma um "anel de fogo" ao redor da Lua no momento máximo.

Ele será visível nos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil, e nove Estados do Norte e do Nordeste poderão ver o eclipse quase em sua totalidade.

Área de visualização do eclipse no Brasil (Imagem: Timeandate.com)

Natal (RN) e João Pessoa (PB) são as duas capitais brasileiras que poderão contemplar o eclipse em sua maior magnitude, começando por volta das 15h30 até 16h50, com duração da anularidade máxima em torno de três minutos.

Em São Paulo o pico deverá ocorrer às 16h49. Para saber mais sobre a sua cidade, pesquise o nome na página do Time and Date.

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. Este será o último que os brasileiros poderão ver até 6 de fevereiro de 2028, quando haverá outro por aqui.

FIQUE POR DENTRO!

  • iPhones estão desligando por até 4 horas sozinhos, relatam usuários
  • Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida
  • OneNote receberá IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
  • Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: