É o fim das escapadinhas com o carro dos pais? Se depender da Tesla, sim!

Taysa Coelho
Taysa Coelho

Foi-se a época em que jovens recém-habilitados pegavam o carro dos pais escondidos para sair à noite. Ao menos, se depender da Tesla. A fabricante lançou uma atualização do software automotivo que conta com recursos de controle parental, que só podem ser ativados ou desativados por um código de acesso.

A nova versão do programa teria sido disponibilizada, inicialmente, apenas para os funcionários da empresa. Mas, segundo o site Not a Tesla App, em breve deve chegar aos demais usuários.

interior de um carro da Tesla com metade de volante e tela touchscreen

De acordo com o portal especializado, um dos recursos seria chamado de Night Curfew, algo como “toque de recolher noturno”, em português. A funcionalidade enviaria uma mensagem ao aplicativo da Tesla do proprietário, se o veículo for utilizado fora do horário predefinido. Ou seja, nada de escapadinhas noturnas para os filhos!

Além disso, haveria outras opções de segurança para deixar pais e mães mais tranquilos, como controle do limite máximo de velocidade e de aceleração. E ainda recursos de frenagem automática de emergência e alerta de colisão dianteira.

O provável objetivo da Tesla é reduzir o número de acidentes automobilísticos com jovens recém-habilitados, que são mais propensos a acidentes graves. Além da inexperiência no trânsito, segundo estudos, o cérebro humano só está totalmente formado após os 25 anos.

Dados da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, sigla em inglês) indicam que, em 2021, motoristas com 20 anos ou menos representavam 5,1% dos motoristas licenciados nos Estados Unidos. No entanto, eram responsáveis por 8,5% do total de motoristas envolvidos em acidentes fatais e 12,6% dos motoristas em todos os acidentes.

Vale destacar que, por lá, os jovens podem começar a dirigir a partir dos 16 anos.

Você também vai curtir:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
recomenda: