É golpe! Saiba se proteger de ataques de phishing por e-mail

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Uma nova campanha de phishing está atingindo a América Latina. Desta vez, os ataques atingiram vários setores, como hoteleiro e turístico, comercial, financeiro, indústrias e governos.

Na região, os países atingidos foram Brasil, Argentina, Colômbia e República Dominicana, mas a campanha também visou empresas e organizações na Espanha, México, Portugal e Estados Unidos (país que registrou mais casos).

Envelope vermelho phishing
Campanhas de phishing por e-mail ocorrem com frequência (Imagem: freepik)

De acordo com o relatório anual Fraud Beat Report, a América Latina é a região mais impactada no mundo por ataques cibernéticos, sendo phishing o tipo de cibercrime mais comum. Dos países da região, o Brasil encabeça a lista.

Para mudar esse cenário, há diversas ações que, em conjunto, podem trazer tranquilidade para instituições, governos e, principalmente, pessoas. No caso mais crítico, que são os e-mails de phishing, o objetivo é que a vítima clique em links ou anexos maliciosos.

Segundo a GlobalSign, tanto para usuários finais quanto para empresas, a tecnologia S/MIME permite criptografar e-mails, sendo uma ferramenta poderosa na defesa contra esses ataques.

ciberataque por phishing
Saiba se proteger de ataques por phishing (Imagem: freepik)

Essa tecnologia fornece dois benefícios de segurança principais. São eles:

Criptografia: O S/MIME criptografa o conteúdo dos e-mails e assim, mesmo que um invasor intercepte um e-mail, o conteúdo não será revelado. Isso é particularmente importante para e-mails com informações confidenciais, como dados financeiros ou detalhes pessoais.

Além disso, no caso de uma interceptação, o selo será automaticamente quebrado e uma barra de alerta no topo do conteúdo do e-mail notificará para quem enviou o e-mail e para quem o recebeu que aquela mensagem foi adulterada.

Assinatura digital: O S/MIME gera uma assinatura digital nos e-mails, como um selo inviolável que verifica a identidade de quem envia o e-mail e garante que o conteúdo não seja revelado.

Dessa maneira, a tecnologia permite evitar ataques de phishing que tentam falsificar a identidade da vítima de golpe.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: