Drone da NASA em Marte estabelece novo recorde de velocidade

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O helicóptero Ingenuity da NASA acaba de conquistar um novo marco, voando mais rápido do que nunca sobre a superfície de Marte.

Durante seu 62º voo no planeta vermelho, a máquina voadora - similar a um drone - atingiu a velocidade de 10 metros por segundo, o equivalente a 36 km/h, superando seu recorde anterior de 8 m/s (28,8 km/h) registrado em dois voos anteriores no final do mês passado.

Essa impressionante realização é mais um triunfo para a equipe da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato, localizado na Califórnia, que supervisiona a missão atual em Marte, envolvendo também o rover Perseverance.

O Ingenuity fez sua estreia nos céus marcianos em abril de 2021, tornando-se a primeira aeronave a realizar um voo motorizado e controlado em outro planeta. Inicialmente, o helicóptero fez um voo pairado, mas desde então, demonstrou seu potencial ao realizar um voo recorde a uma distância de 708,9 metros, evidenciando sua capacidade de operar com sucesso em uma atmosfera muito mais rarefeita do que a da Terra.

Com um tempo total de voo de 113 minutos distribuídos em 62 voos, o Ingenuity já percorreu uma distância de 14,4 km em Marte. A altitude máxima alcançada durante esses voos foi de 24 metros, permitindo a captura de imagens aéreas cruciais para a equipe do rover Perseverance, auxiliando na identificação das rotas mais seguras e eficientes para o veículo terrestre.

A missão principal desse projeto em Marte é buscar vestígios de vida antiga. Com o apoio do Ingenuity, o rover Perseverance tem coletado e armazenado amostras de rocha e solo que serão recuperadas em futuras missões e trazidas à Terra para análises detalhadas.

Além disso, o projeto reúne dados essenciais sobre as condições do planeta vermelho, auxiliando a NASA na preparação para sua planejada primeira missão tripulada a Marte, prevista para a década de 2030.

O êxito alcançado com o Ingenuity sinaliza o avanço na criação de versões mais sofisticadas desse diminuto helicóptero, indicando a possibilidade de futuras missões em Marte e até mesmo em outros planetas.

SAIBA MAIS!

  • iPhones estão desligando por até 4 horas sozinhos, relatam usuários
  • Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida
  • OneNote receberá IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
  • Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: