O uso das ferramentas de inteligência artificial (IA) continua a preocupar em ano de eleição. Recentemente, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à presidência, compartilhou imagens falsas geradas por IA sugerindo que Taylor Swift e suas fãs apoiam sua campanha.
As fotos foram postadas pelo candidato republicano em sua própria rede social, o Truth Social, e incluíam imagens da cantora pop vestida de vermelho, branco e azul, acompanhadas da legenda “Taylor Swift quer que você vote em Donald Trump”. Trump acrescentou a legenda “Eu aceito!” ao compartilhar as imagens.
Além disso, outras imagens mostram fãs da cantora, conhecidas como “Swifties”, vestindo camisetas com a frase “Swifties for Trump” (“Swifties por Trump”).
Como observa a NBC, embora duas dessas imagens mostrem mulheres reais apoiando Trump, a maioria das imagens compartilhadas não são autênticas, com cerca de 15 fotos sendo representações geradas por IA.
A cantora pop ainda não se pronunciou sobre o assunto nem demonstrou apoio a nenhuma candidatura até o momento. No entanto, nas eleições de 2020, Swift apoiou Biden e fez críticas a Trump.
Essas imagens fazem parte de uma campanha de mídia social de contas pró-Trump que sugere que os fãs de Taylor Swift, que apoiaram Biden em 2020, passaram a apoiar Trump nas eleições de 2024. No entanto, não há evidências suficientes de que essa afirmação seja verdadeira entre os Swifties.
No TikTok, mulheres que se identificam como fãs da cantora publicaram vídeos relatando que votarão no candidato republicano.
À Reuters, o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, disse que “as Swifties for Trump são um movimento enorme que cresce a cada dia”.
Por outro lado, a página no X “Swifties for Kamala” conta com mais de 61.000 seguidores e não tem vínculo com a cantora ou com a candidata à presidência do Partido Democrata.
FIQUE POR DENTRO!