Dispositivos Samsung poderão abrir fechaduras digitais com mais comodidade

 William Schendes
William Schendes

A Samsung anunciou na última semana um recurso extremamente útil para proprietários de fechaduras inteligentes em seus dispositivos. A partir do próximo ano, usuários de celulares e relógios da marca poderão desbloquear fechaduras inteligentes com ainda mais praticidade.

Essa novidade utilizará o padrão Aliro para o recurso Digital Home Key dentro da Samsung Wallet. Atualmente, já é possível adicionar uma chave digital na carteira Samsung, mas o processo exige desbloquear o celular, abrir o aplicativo e selecionar as opções de controle da fechadura.

Samsung desbloqueio de fechaduras
(Imagem de fundo: VTT Studio de Getty Images; Montagem: TechShake)

Com a nova funcionalidade, bastará aproximar o celular ou smartwatch da fechadura para destrancá-la, oferecendo muito mais comodidade para situações em que o usuário estiver com pressa.

Como observa o The Verge, essa tecnologia é semelhante ao recurso Home Key da Apple. Assim como o concorrente, o padrão Aliro usado pela Samsung utiliza a comunicação sem fio UWB (Ultrawideband), presente em diversas fechaduras eletrônicas, que permite até mesmo comandos de voz para o desbloqueio.

No entanto, muitas fechaduras inteligentes ainda suportam apenas NFC, que também permite o desbloqueio ao aproximar o dispositivo, de maneira semelhante aos pagamentos por aproximação.

Ambos os protocolos, UWB e NFC, funcionam sem necessidade de conexão à internet. Portanto, mesmo que o sinal do celular esteja instável, será possível destrancar as fechaduras.

O novo padrão da Aliro começará a ser implementado em 2025, mas a Samsung ainda não divulgou a lista completa das fechaduras compatíveis com o recurso Digital Home Key.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: