Digital e analógico: conheça os cadernos com tecnologia de escrita inteligente

Adriano Camargo
Adriano Camargo

As aulas estão chegando, e todos os anos os pais procuram as melhores soluções para seus filhos na busca pelo material escolar. Além de livros e apostilas, o caderno (ou fichário) é algo que faz parte do cotidiano dos estudantes, e a integração entre o mundo físico e digital tem transformado diversos aspectos da vida cotidiana, especialmente na maneira como fazemos anotações.

Com isso, os cadernos com tecnologia de escrita inteligente estão ganhando espaço e surgem como uma solução para aqueles que desejam a praticidade do digital sem abrir mão da experiência tátil da escrita manual.

O que são cadernos com tecnologia de escrita inteligente?

É importante diferenciar os chamados cadernos inteligentes - que são produtos que permitem a remoção e reposição das folhas de forma prática e rápida, bem difundidos no mercado, dos cadernos com tecnologia de escrita inteligente, que usam aplicativos para digitalizar as anotações.

Cadernos com tecnologia de escrita inteligente são produtos que contam com códigos nas extremidades das páginas, como se fossem QR Codes, facilitando a digitalização e organização das anotações por meio de aplicativos específicos, que tornam possível consultar suas anotações feitas nos cadernos a qualquer momento.

Animativa folha em branco
Códigos nos quatro cantos da folha orientam a digitalização (Imagem: Animativa)

Comparamos os cadernos da Animativa, Oxford e Tilibra, incluindo opções para quem prefere o Método Cornell, famoso por sua eficácia na organização e revisão de conteúdos:

  • Animativa: Oferece cadernos com dois sistemas, escrita livre e Método Cornell de personalização completa e ambos proporcionam flexibilidade e organização, e o aplicativo Smartlines permite a digitalização do conteúdo.

    • Cadernos de Escrita Livre: Possuem páginas comuns, mas que são projetadas para facilitar a digitalização com um aplicativo. A experiência é simples e prática, permitindo escanear e organizar suas anotações com facilidade.
    • Cadernos com Método Cornell: este método é um modo comprovado de organizar as anotações, pois traz as folhas do caderno de um modo estruturado onde as notas ficam divididas em três partes: anotações, perguntas ou palavras-chave e resumo. Ideal para quem busca uma maneira eficiente de estudar e revisar conteúdos.
Animativa cornell
Folha com o método Cornell (Imagem: Animativa)
  • Tilibra: A famosa marca disponibiliza cadernos inteligentes com foco na simplicidade e custo-benefício. O aplicativo Tilibra Connect facilita a digitalização e organização das anotações;

gif carderno tilibra

  • Oxford: Conhecida pela qualidade do papel Optik Paper, a marca oferece cadernos que, aliados ao aplicativo SCRIBZEE, permitem uma experiência avançada de digitalização e organização das folhas.

App Oxford caderno
Aplicativo Scribzee (Imagem: Oxford)

Benefícios dos cadernos com tecnologia de escrita inteligente

A adoção desses cadernos traz diversas vantagens:

  • Digitalização facilitada: Com o uso de aplicativos dedicados, é possível transformar anotações físicas em digitais rapidamente, facilitando o armazenamento, compartilhamento e a consulta a qualquer momento;

  • Artesanal, mas digital: com esta tecnologia é possível obter a sincronia entre as anotações físicas e digitais, mas sem perder experiência sensorial da escrita manual;

  • Sustentabilidade:redução da necessidade de se carregar vários cadernos físicos, centralizando as anotações em um único aplicativo. Além disso, as anotações podem ser compartilhadas com colegas, contribuindo para a diminuição do uso de papel, tornando esta prática mais ecológica.

Como escolher?

Ao selecionar um caderno com tecnologia de escrita inteligente, é importante considerar o tamanho, pois há modelos que variam de A5 a A4 (maiores), as funcionalidades do aplicativo, como organização por categorias, lembretes e compatibilidade com outros dispositivos; e claro, a qualidade do papel, pois os amantes da escrita à mão que utilizam diferentes tipos de canetas, vão avaliar a gramatura e textura do papel ao escolher o seu caderno, que influenciam na experiência de escrita.

caderno folhas brancas QR codes
Caderno com tecnologia de escrita inteligente (Imagem: Oxford)

Tendências e inovações no mercado de cadernos

O mercado dos cadernos com tecnologia de escrita inteligente continua evoluindo, incorporando tecnologias que aprimoram cada vez mais a experiência do usuário. Alguns modelos internacionais, como o Rocketbook Core, permitem até que as anotações sejam apagadas após digitalizadas, possibilitando a reutilização das páginas. Outras marcas, como a Moleskine, oferecem cadernos que, aliados a canetas inteligentes, transferem as anotações para o digital em tempo real.

Os cadernos de escrita inteligente são a convergência perfeita entre o analógico e o digital, atendendo à demanda por conveniência, eficiência, conectividade e personalização. Eles se destacam em um mercado que valoriza produtividade tecnológica sem abrir mão do toque pessoal.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: