Diabetes sem agulhas: IA detecta a doença pela voz dos pacientes!

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Um estudo inovador conduzido pelo Klick Labs revelou que a inteligência artificial (IA) tem a capacidade de detectar diabetes tipo 2 simplesmente ao analisar a voz de um paciente por cerca de dez segundos.

A pesquisa, detalhada no "Mayo Clinic Proceedings: Digital Health", demonstrou uma notável taxa de precisão, atingindo 89% para diagnósticos em mulheres e 86% para homens.

Os métodos tradicionais de detecção do diabetes geralmente são mais demorados e caros, e essa descoberta poderia revolucionar a forma como a comunidade médica rastreia a doença, conforme destacado por Jaycee Kaufman, uma das autoras do estudo.

Como funciona

Para alcançar esses resultados, os pesquisadores envolveram 267 participantes, incluindo pacientes com e sem diabetes tipo 2, para registrar frases em seus smartphones durante duas semanas, seis vezes por dia.

A pessoa fala alguns segundos e a IA analisa (Imagem: freepik)

Mais de 18 mil gravações foram coletadas e analisadas quanto a mais de 14 características acústicas distintas, que revelaram diferenças marcantes entre os grupos.

A equipe do Klick Labs, utilizando IA, analisou minuciosamente as características vocais, incluindo mudanças no tom e intensidade da voz. Surpreendentemente, as tecnologias de processamento de sinais baseadas em IA conseguiram identificar notas do tom vocal que o ouvido humano não percebe.

Esses elementos imperceptíveis serviram como pistas cruciais para a detecção da doença.

Além disso, as alterações na voz relacionadas ao diabetes tipo 2 apresentaram padrões distintos em homens e mulheres. O próximo passo da equipe de pesquisadores é replicar o estudo e expandir a análise vocal para identificar pré-diabetes, hipertensão e outras doenças.

A abordagem não invasiva e acessível dessa tecnologia detém um grande potencial para rastrear doenças em larga escala, especialmente considerando que quase 240 milhões de adultos no mundo vivem com diabetes sem sequer saber.

A Federação Internacional de Diabetes estima que quase 90% desses casos são de diabetes tipo 2.

Yan Fossat, vice-presidente do Klick Labs, enfatizou que “A tecnologia de voz pode revolucionar as práticas de saúde como uma ferramenta de triagem digital acessível”.

SAIBA MAIS!

  • Processador MediaTek Dimensity 9300 estabelece novo recorde no AnTuTu
  • Pela primeira vez o RD Summit será em São Paulo; Saiba tudo aqui
  • Space Perspective apresenta primeiro “spa espacial” do mundo (Veja interior)
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: