Dia Internacional da Internet Segura: Veja 6 dicas cruciais para sua proteção

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Dia Internacional da Internet Segura (Safer Internet Day) é uma data que surgiu na União Europeia, em 2004, com o objetivo de incentivar o seu uso responsável. Hoje, presente em mais de 200 países, ocorre todos os anos no segundo dia da segunda semana de fevereiro (este ano no dia 06), e foi adotado no Brasil em 2009.

A data tem como principal objetivo mobilizar instituições e usuários a estimular o uso livre e seguro dos computadores e dos celulares, mostrando que a conscientização sobre a segurança online torna-se mais vital do que nunca.

No Brasil, com o aumento na adoção da internet móvel e nos pagamentos digitais, os roubos de dados também evoluíram.

Um estudo da IBM revelou que o roubo e vazamento de dados lideram as formas de ciberataques no país. A América Latina, especialmente o Brasil, destaca-se como um alvo significativo para cibercriminosos, representando 12% do total de ataques e ocupando a quarta posição no mundo.

Segurança dados cibercrime
Ataques cibernéticos estão em alta no Brasil (Imagem: freepik)

Padrões dos ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos seguem um padrão relativamente claro: os criminosos identificam alvos, exploram pontos fracos na segurança online e invadem redes usando vírus ou programas maliciosos.

Essas ações prejudiciais incluem roubo e criptografia de dados, bloqueio de ransomware e danificação de sistemas, muitas vezes exigindo resgate para a liberação de dados.

Desafios para empresas e consumidores

Empresas enfrentam obstáculos significativos na proteção de informações sensíveis, especialmente com regulamentações em constante mudança, como a LGPD. A implementação estratégica de soluções em nuvem e segurança robusta é uma saída importante.

Já os consumidores enfrentam a dificuldade em compreender e controlar a quantidade de dados pessoais compartilhados online. A falta de transparência e a complexidade dos termos de serviço complicam as escolhas informadas sobre privacidade, alertam especialistas em dados e inovação.

Além disso, o cuidado deve ser tomado nas residências, uma vez que por meio de um ataque cibernético em um dispositivo conectado a uma determinada rede Wi-Fi, outras pessoas que compartilham a mesma conexão podem ser afetadas.

Um levantamento TIC Domicílios 2023 aponta, além do aumento do acesso à internet no Brasil, um dado curioso: 16% dos domicílios brasileiros compartilharam a internet com o vizinho, sendo que o índice sobe para 25% nas classes D e E.

Cabos de rede internet
Saiba como proteger seus dados online (Imagem: freepik)

Com isso, reunimos seis dicas essenciais para proteger seus dados em um cenário digital cada vez mais vulnerável. Acompanhe:

Configuração de redes Wi-Fi seguras
- Em casa ou no escritório, utilize criptografia WPA3 ou, no mínimo, WPA2.
- Estabeleça senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais para proteger o acesso contra usuários não autorizados.

Uso de Rede Virtual Privada (VPN)
- Ao acessar redes públicas, proteja-se com uma VPN para criar uma conexão segura e criptografada.

Controle de acesso físico
- Mantenha dispositivos seguros fisicamente, como celulares e tablets, evitando deixá-los desacompanhados e desbloqueados.

Políticas de segurança
- No ambiente de trabalho, implemente políticas que exijam senhas fortes e duplo fator de autenticação, para acesso a dados sensíveis.

Gerenciamento remoto de dispositivos
- Habilite e configure recursos como "Encontre meu dispositivo" para localizar, bloquear ou apagar dados remotamente.

Atualizações regulares de software de segurança
- Instale e mantenha atualizados programas antivírus, assim como atualize o sistema sempre.

Adotando essas medidas simples, tanto em ambientes domésticos quanto profissionais, você fortalecerá a segurança dos dados em dispositivos móveis.

A conscientização e a implementação consistente dessas práticas são fundamentais para proteger informações cruciais e reduzir os riscos de exposição a ameaças cibernéticas.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: