A Apple finalmente disponibilizou o recurso de detecção de apneia do sono no Brasil após obter a licença necessária para sua utilização pelos usuários brasileiros.
A partir desta terça-feira (17), quem possui smartwatches da Apple com o sistema operacional watchOS 11 poderá usar a funcionalidade para identificar possíveis sinais desse distúrbio, que provoca interrupções repetidas na respiração durante o sono.
Os dispositivos compatíveis com o novo recurso incluem o Apple Watch Series 9, Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2.
Como funciona o recurso de detecção de apneia do sono e para que ele serve?
De acordo com a Apple, os smartwatches habilitados utilizam o acelerômetro para registrar "pequenos movimentos do pulso durante o sono associados a interrupções dos padrões de respiração normal".
Esses dados permitem que o dispositivo avalie a qualidade do sono. Caso sejam detectadas várias interrupções em diferentes noites, isso pode indicar a presença de apneia do sono.
As informações coletadas pelo smartwatch são enviadas para o aplicativo Saúde nos dispositivos iPhone ou iPad. Por lá, é possível verificar se o risco de distúrbio respiratório é alto ou baixo.
A cada 30 dias, os dados sobre alterações respiratórias serão analisados, e o aplicativo enviará uma notificação caso haja sinais de apneia do sono.
"A notificação inclui o período em que a possível apneia ocorreu, materiais informativos sobre a importância de buscar tratamento e um PDF com dados dos últimos três meses. Esses dados detalham a notificação e trazem informações adicionais para orientar conversas com profissionais de saúde", explica a Apple.
Caso o recurso detecte que o usuário tem sinais de que ele tem apneia do sono, o aplicativo Saúde recomendará que ele busque um atendimento médico para receber o tratamento adequado para esse distúrbio.
Como ativar o recurso de detecção de apneia do sono no Apple Watch?
- Abra o aplicativo Saúde no iPhone ou iPad;
- Toque no ícone da sua foto de perfil no canto superior direito da tela;
- Selecione a opção "Checklist de Saúde";
- Localize “Notificações de Apneia do Sono” e toque em “Configurar”;
- Siga as instruções exibidas para concluir a ativação.
Os dados sobre distúrbios respiratórios podem ser acessados no app Saúde, na seção "Explorar", navegando até o menu “Respiração”.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!