Desempenho poderoso: Processador Huawei Taishan V120 equipara-se à AMD Zen 3 em testes

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A CPU Taishan V120, processador desenvolvido pela Huawei, surpreendeu nos resultados do Geekbench 6, revelando um desempenho próximo às CPUs AMD Zen 3 de 2020.

Essa comparação coloca a Huawei em uma posição bastante competitiva no segmento, alinhando-se com as tecnologias atuais.

Huawei processador smartphone
Huawei também no mercado de processadores (Imagem: Divulgação)

Embora o dispositivo específico equipado com o Taishan V120 não tenha sido revelado, há indícios de que esteja relacionado aos servidores Kunpeng 930.

As altas pontuações e a comparação com a versão "920" anterior, que já passou pelo Geekbench 5, sugerem uma conexão com esses servidores. No entanto, seu desempenho anterior ficou abaixo da primeira geração da AMD EPYC "Naples" de 2017.

Os resultados do Geekbench 6 focaram no desempenho single-core da plataforma "Huawei Cloud OpenStack Nova", indicando que os testes foram realizados em apenas um núcleo, possivelmente por meio de uma máquina virtual. Os resultados multi-core não foram totalmente revelados, tornando difícil avaliar a performance completa do Taishan V120.

Geekbench 6 Huawei
Números do processador da Huawei (Imagem: Geekbench)

No teste single-core do Geekbench 6, o Taishan V120 atingiu 1.529 pontos. Comparando com o EPYC "Milan" 7413 (1.538 pontos) e o Intel Xeon E-2136 (1.553 pontos) de 2021, demonstrando um desempenho competitivo. Entretanto, ficou atrás do EPYC 9554 (1.957 pontos) e do Intel Xeon W9-3495X (2.087 pontos).

É importante observar que, apesar da performance single-core, dados sobre o desempenho multi-threaded, consumo de energia e eficiência do Taishan V120 ainda não foram divulgados. Essas métricas são essenciais para avaliar verdadeiramente o potencial do processador em servidores e compará-lo de maneira adequada aos concorrentes.

Bloqueios internacionais

Apesar das sanções internacionais, a Huawei continua avançando para se consolidar como uma competidora significativa. O servidor Kunpeng 930, que abriga a CPU Taishan V120, era esperado para ser lançado em 2021, utilizando o processo de 5nm da TSMC.

Considerando os desafios enfrentados pela empresa, como sanções e restrições, os resultados mostram que os esforços da Huawei estão dando frutos. Além do Kunpeng 930, a Huawei planeja lançar o Kunpeng 950 em 2023, utilizando o processo 3nm.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: