Descoberta em Marte: Rover Mars Express revela reservas subterrâneas de gelo

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Imagens revelaram uma impressionante quantidade de gelo no que seria o "Equador marciano" (a linha que divide o planeta bem ao meio), o que poderia resultar em um oceano raso se derretesse, de acordo com o rover Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Rover Mars Express
Rover Mars Express (Imagem: freepik)

A descoberta foi publicada na revista Geophysical Research Letters.

O Mars Express, lançado em junho de 2003, tem como objetivo explorar a atmosfera e a estrutura subterrânea de Marte. Embora já se soubesse da existência de gelo próximo à linha do Equador do planeta, a recente descoberta sugere que as reservas são ainda mais extensas.

O gelo marciano recém-descoberto está coberto por uma camada de cinzas endurecidas e poeira seca, formando uma espessa crosta que se estende por 3,7 quilômetros no subsolo.

Água Marte
Água descoberta em Marte (Fonte: Instituto de Ciências Planetárias/Smithsonian Institution)

Embora não seja um bloco puro, o gelo está significativamente desgastado e erodido pela poeira. Estima-se que essa reserva seja capaz de cobrir Marte com uma camada de água entre 1,5 a 2,7 metros de profundidade.

A presença de gelo em latitudes mais baixas, especialmente próximo ao Equador, sugere condições climáticas no passado bem distintas no Planeta Vermelho. A localização estratégica perto do Equador torna essa descoberta de gelo um possível recurso para futuras missões tripuladas. No entanto, sua considerável profundidade pode significar um grande desafio para acessá-lo.

Essa revelação traz insights valiosos sobre a história climática de Marte, aumentando a expectativa para futuras explorações e estudos sobre a viabilidade de utilização dessas reservas em potenciais missões tripuladas ao Planeta Vermelho.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: