A OpenAI está lançando um novo recurso que ajudará os usuários a realizarem pesquisas mais complexas na internet. O recurso “Deep Research” (“Pesquisa Profunda”) é descrito como o próximo agente da OpenAI, capaz de trabalhar pelo usuário em tarefas de busca, análise e resumo de fontes online.
Como descreve a OpenAI, esse novo recurso utilizará o modelo o3, perfeito para funções de navegação na web e análise de dados. Com ele, o ChatGPT poderá realizar em minutos tarefas que levariam horas para uma pessoa concluir.
Em alguns exemplos, a pesquisa profunda foi capaz de economizar entre 2 a 5 horas em tarefas especializadas em química, linguística e assistência médica, segundo a empresa.
“Alimentado por uma versão do próximo modelo OpenAI o3 que é otimizado para navegação na web e análise de dados, ele aproveita o raciocínio para pesquisar, interpretar e analisar grandes quantidades de texto, imagens e PDFs na internet, girando conforme necessário em reação às informações que encontra.”
- OpenAI 03.
A OpenAI destaca que a ferramenta de pesquisa profunda pode ser ideal para pessoas que necessitam de um trabalho intensivo de pesquisa, como profissionais de finanças, ciência, política e engenharia. Mas a empresa também ressalta que o recurso pode ser útil para usuários que buscam recomendações hiperpersonalizadas sobre compras que exigem análises cuidadosas.
O novo recurso também foi treinado utilizando aprendizado de reforço para tarefas de navegação e raciocínio. Essa é uma técnica de machine learning que imita o processo de aprendizagem dos seres humanos, ajustando-se conforme recebe feedbacks de erros ou acertos.
Além disso, a funcionalidade também é capaz de investigar informações e dados presentes em arquivos enviados pelos usuários.
Inicialmente, o Deep Research está disponível apenas para assinantes do ChatGPT Pro, plano lançado no ano passado, que atualmente custa US$ 200 por mês (cerca de R$ 1.170 na cotação atual). Porém, a OpenAI promete lançar o recurso para as assinaturas Plus e Team futuramente.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de OpenAI.
VEJA TAMBÉM!