O YouTube pode estar prestes a tornar a experiência de assistir a vídeos gratuitos ainda mais frustrante. Uma nova mudança no aplicativo móvel da plataforma parece destinada a alterar a forma como os usuários interagem com os anúncios, mais precisamente, com a escolha do usuário de quando pular o anúncio.
A alteração esconde o cronômetro de contagem regressiva e o botão de pular. Agora, em vez de visualizar exatamente quando será possível pular o anúncio, os usuários precisarão assistir a uma parte específica antes que o botão de pular apareça repentinamente.
Nova forma de ver os anúncios ainda está em teste
A novidade, desanimadora para aqueles que já odiavam os anúncios veiculados nos conteúdos do YouTube, foi vista pela página Android Police já para alguns usuários. Sim, a barra amarela ainda dá dica de quando o botão vai aparecer, mas nem todos podem perceber isso ou mensurar quantos segundos a barra demora a preencher.
A decisão pode ter sido motivada por uma pressão dos anunciantes para que a plataforma encontrasse uma forma de a taxa de rejeição dos anúncios diminuir e a divulgação do produto ou serviço ser feita de forma efetiva.
Há quem acredite ainda que se trata de mais uma estratégia do YouTube para tornar a versão gratuita irritante e pressionar os usuários a aderirem ao YouTube Premium, que oferece, entre outros benefícios, uma experiência livre de anúncios. De uma forma ou de outra, a motivação é financeira.
A opção de passar o anúncio continuará existindo, com diferentes tempos de visualização, como já é feito hoje. O objetivo do YouTube, com a nova decisão, é reduzir o foco do usuário no cronômetro de contagem regressiva e fazer com que ele se concentre no conteúdo publicitário, removendo a distração de quando será possível pular o anúncio.
A mudança ainda está em fase de teste e não foi implementada para todos os usuários ou mesmo anunciada oficialmente pelo Google. Ou seja, YouTube está experimentando com essa nova abordagem. Ainda não se sabe se essa funcionalidade será estendida a todos ou se a plataforma eventualmente desistirá dessa nova forma de exibir anúncios.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!