A Sony comemora três décadas da marca PlayStation, que estreou em 1994 com seu primeiro console. O lançamento marcou uma nova era para a indústria de videogames, introduzindo gráficos 3D e jogos em CD-ROM, o que permitiu narrativas mais elaboradas e experiências bastante envolventes.
Desde então, o PlayStation tem se destacado pelas (muitas) inovações tecnológicas e pela oferta de conteúdos exclusivos.
A trajetória de inovação da PlayStation incluiu muitos marcos que estão na memória dos jogadores um pouco mais velhos, como a introdução do DVD no PS2 em 2000, o Blu-ray no PS3 em 2006 e recursos de streaming no PS4 em 2013.
Com o PS5, lançado em 2020, a marca trouxe avanços como SSDs ultrarrápidos e o controle DualSense, com feedback háptico. Até 2024, o PS5 alcançou 50 milhões de unidades vendidas globalmente, mesmo após desafios iniciais de abastecimento.
A Sony também expandiu seu impacto no mercado de realidade virtual com o PlayStation VR em 2016 e o VR2 em 2023. Esses dispositivos trouxeram a tecnologia para o segmento de consoles e abriram novas possibilidades para experiências ainda mais imersivas.
Em 2024, a Sony alcançou a marca de 123 milhões de usuários ativos nas plataformas PlayStation, com o PS4 e PS5, segundo a Statista. A maior parte do público está entre 25 e 34 anos (35%), seguido pela faixa de 35 a 44 anos (18%). Dados revelam que 73% dos jogadores são homens, enquanto 27% são mulheres, com acesso majoritário via dispositivos móveis.
Além disso, a marca desempenha um papel muito importante no cenário de e-sports. O PS5 oferece a performance necessária e geralmente é utilizado em torneios globais de jogos como FIFA, Call of Duty e Gran Turismo. Segundo especialistas do setor, a plataforma facilita não apenas o treino de atletas, mas também a conexão entre jogadores profissionais e suas audiências.
E no Brasil?
No Brasil, apesar de desafios como altos impostos e flutuações econômicas, os consoles fazem bastante sucesso e a marca mantém uma base muito sólida de fãs. Parcerias com desenvolvedores locais e estratégias de preço específicas para o mercado ajudaram a consolidar a presença no país.
Olhando para o futuro, analistas apontam que a PlayStation deverá expandir seu ecossistema digital e focar em hardware de ponta (com o lançamento do PS5 Pro e o desenvolvimento do PlayStation 6), integrando tecnologias como realidade aumentada, IA e narrativas interativas, buscando experiências cada vez mais imersivas e conectadas, alinhadas às demandas dos jogadores, que esperam sempre mais e mais novidades.
Os desafios são grandes, com os serviços de jogos na nuvem e a competição com outras grandes plataformas como Xbox, Nintendo e jogos para PC na nuvem, como a Steam. Mas a empresa está bem preparada para se manter em destaque no segmento dos jogos por pelo menos mais 30 anos.
PlayStation5 Slim com leitor de discos + 2 jogos
- Desconto de 19%!
- Pack PlayStation5 com os jogos Returnal e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.
- Carregamento extremamente rápido de um SSD de ultra-alta velocidade, imersão mais profunda com ajuda da resposta tátil, gatilhos adaptáveis e áudio 3D
- Design Slim: Com o PS5 Slim, os jogadores contam com uma poderosa tecnologia de jogos em um design elegante e compacto.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!