O Banco Central do Brasil (BC) emitiu um comunicado na última quinta-feira (19), alertando sobre o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix que estavam armazenados na SHPP Brasil, Instituição de Pagamento e Serviços, empresa responsável pela Shopee no Brasil. O incidente aconteceu entre os dias 2 e 4 deste mês, relatou a instituição.
Os dados vazados pertenciam a 150 chaves Pix e incluíam nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, conforme reportou a VEJA.
No entanto, o BC explica que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, movimentações ou saldos financeiros das contas. A instituição afirma que os dados vazados são de natureza cadastral e não permitem a movimentação de recursos nem o acesso às contas dos usuários afetados.
O BC notificará todos os usuários afetados pelo incidente e realizará uma apuração detalhada do caso.
Até o momento da publicação, a Shopee não se pronunciou sobre o caso. O TechShake entrou em contato com a assessoria de imprensa da loja virtual e atualizará a matéria assim que houver uma resposta.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM!