Cuidado com os pets: cachorro explode powerbank e incendeia casa (vídeo)

 William Schendes
William Schendes

Se você tem pets e dispositivos eletrônicos espalhados pela casa, uma notícia recente fará você refletir sobre o fácil acesso dos bichinhos a esses gadgets. Isso porque, nesta semana, foi divulgado um caso em que um cachorro foi o responsável por iniciar um incêndio doméstico após mastigar um carregador portátil (powerbank).

O incidente ocorreu em maio, mas só agora foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Tulsa, que alertou sobre os perigos de deixar dispositivos com baterias de íons de lítio ao alcance de animais de estimação.

O vídeo compartilhado mostra o momento em que o cachorro leva o carregador até sua cama e começa a mordê-lo. Quando a bateria de íons de lítio é danificada, a energia armazenada é liberada de forma descontrolada, resultando no incêndio.

"Quando essa energia é liberada descontroladamente, ela pode gerar calor, produzir gases inflamáveis e tóxicos e até mesmo levar a explosões. Esses incidentes podem ocorrer devido a vários motivos, como exposição a calor extremo, danos físicos à bateria, sobrecarga ou até mesmo uso de equipamento de carregamento incompatível."

- Andy Little, oficial de informação pública do Corpo de Bombeiros de Tulsa.

Felizmente, no momento do incidente, os moradores não estavam em casa, e uma porta para cães permitiu que os animais escapassem ilesos.

O Corpo de Bombeiros de Tulsa recomenda que os usuários sigam as instruções dos fabricantes ao armazenar e utilizar dispositivos com baterias de íons de lítio, mantendo-os fora do alcance de crianças e animais de estimação e utilizando o equipamento de carregamento adequado.

As autoridades também aconselham que os usuários façam o descarte adequado de lixo doméstico. Se você tem dúvidas sobre o descarte de aparelhos eletrônicos, o TechShake preparou um artigo explicando as práticas recomendadas. Mas já adianto: nunca jogue eletrônicos, pilhas, baterias, etc., junto do lixo doméstico!

Com informações de PC Mag.

FIQUE POR DENTRO!

  • Vídeo mostra carregador de 300W da Realme atingindo 17% em 35 segundos

  • Celular que recarrega em 5 minutos? Realme deve apresentar a novidade em breve

  • Atenção: se você faz isso, pode estar colocando seu Android ou iPhone em risco

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: