Cuidado com o 'Gatonet': Botnet ataca 170 Mil TV Boxes no Brasil

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Uma ameaça digital preocupante está se intensificando: O grupo cibercriminoso conhecido como Bigpanzi está liderando uma botnet que infectou cerca de 170 mil TV boxes, com atividades particularmente intensas no Brasil.

A pesquisa do laboratório Qianxin Xlabs, baseado em Pequim, destaca que a maioria desses dispositivos funciona com Android TV. Desde agosto, mais de 1,3 milhão de endereços IPs vinculados a essa rede maliciosa foram identificados, gerando apreensão entre especialistas em segurança digital.

Gatonet TV box
TV boxes são conhecidas como 'gatonet' (Imagem: freepik)

O que são botnets?

Botnets são redes de dispositivos comprometidos e controlados por entidades maliciosas, e o Bigpanzi as utiliza para diversos fins, incluindo plataformas de streaming ilegal, redirecionamento de tráfego e ataques de negação de serviço (DDoS), o que pode resultar em ganhos financeiros para os cibercriminosos.

Os pesquisadores revelam que o método de infiltração do Bigpanzi envolve a persuasão dos usuários para instalar aplicativos ou atualizações que, na realidade, contêm backdoors.

Ciberameaça
Muita atenção aos malwares (Imagem: freepik)

Dois tipos de malware, "pandoraspear" e "pcdn", são utilizados pelo grupo para obter acesso aos dispositivos infectados. O "pandoraspear" age como um trojan, assumindo o controle das configurações de DNS e conectando o dispositivo a uma rede de comando e controle.

Por outro lado, o "pcdn" cria uma rede peer-to-peer (P2P) para distribuição de conteúdo entre os dispositivos infectados, o que pode ser utilizado em ataques DDoS.

Os especialistas em cibersegurança conseguiram interromper dois domínios de servidores usados pelo Bigpanzi para comandar a botnet. Durante sete dias de observação, constataram que a rede atinge até 170 mil aparelhos diariamente nos períodos de pico, envolvendo o uso de 1,3 milhão de IPs associados.

Um aspecto alarmante da situação é a concentração da atividade da botnet no Brasil. Um mapa geográfico revela que São Paulo é o estado mais afetado, seguido pelo Rio de Janeiro. Outros estados brasileiros, como Amazonas, Tocantins, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina, também enfrentam uma presença significativa da ameaça.

Ataques Brasil botnet
Ataques concentrados no Estado de SP (Imagem: Qianxin Labs)

Além disso, a equipe de cibersegurança identificou links para download do malware em um canal do YouTube e no site de uma fabricante espanhola, revelando a amplitude e sofisticação dos métodos de propagação utilizados pelo Bigpanzi.

A Qianxin Xlabs possui informações detalhadas sobre a situação, mas, por motivos de segurança, optou por não divulgá-las publicamente. O alerta está dado, então muito cuidado com as TV Boxes vendidas no Brasil.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: