Coreia do Sul condena práticas do Google e da Apple e considera multa milionária

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Comissão de Comunicações da Coreia (KCC) divulgou nesta sexta-feira (6) que a Apple e o Google adotaram métodos de pagamentos que teriam causado atrasos injustos na revisão dos aplicativos. A prática está sendo vista pela KCC como um abuso da posição já dominante que as empresas possuem no mercado de aplicativos do país.

Conforme explicou à Reuters, a KCC considera a aplicação de multas que, juntas, somam US$ 50,5 milhões (aproximadamente R$ 261 milhões na cotação atual). Antes de aplicar as multas, o regulador deve ouvir as empresas e discutir medidas corretivas.

Google e Apple se pronunciaram sobre o caso

Métodos de pagamento nas lojas de aplicativos podem causar multa a Google e Apple na Coreia do Sul (Imagem: Shutterstock / Tada Imagens)

Em 2021, a Coreia do Sul aprovou uma alteração na Lei das Empresas de Telecomunicações para incluir a proibição de que operadores de lojas de aplicativos forcem de alguma forma programadores de software a utilizar os seus sistemas de pagamentos.

Segundo a KCC, contudo, alguns dos métodos de pagamentos usados pelo Google e pela Apple se enquadram neste caso, ferindo a concorrência leal. Após o envio de um alerta às gigantes da tecnologia, as empresas se pronunciaram.

Em seu comunicado, a Apple declarou:

"Discordamos das conclusões tiradas pelo KCC em seu Relatório do Examinador e acreditamos que as mudanças que implementamos na App Store estão em conformidade com a Lei de Negócios de Telecomunicações. Como sempre fizemos, continuaremos a colaborar com o KCC para partilhar as nossas opiniões."

Já o Google, disse à Reuters:

"O que o KCC compartilhou hoje foi o ‘pré-aviso’ e analisaremos cuidadosamente e enviaremos nossa resposta. Assim que a decisão final por escrito for compartilhada conosco, analisaremos cuidadosamente para avaliar o próximo curso de ação."

Google também já enfrenta julgamento no Estados Unidos

Atualmente, o Google está sendo acusado de violar a lei antitruste dos Estados Unidos. Em um julgamento que já está sendo considerado um dos maiores da história do país, o Departamento de Justiça acusa a empresa de usar acordos coercitivos que causaram uma estagnação do mercado de mecanismos de busca para que apenas o Google crescesse.

A situação acaba por envolver também a Apple, que tem um acordo bilionário com o Google, para mantê-lo como buscador padrão de seu navegador Safari. Recentemente, foi divulgado que a Apple considerou trocar o Google pelo DuckDuckGo com a justificativa de buscar mais privacidade. Mas o plano não seguiu.

FIQUE POR DENTRO!

  • Samsung revela chip com IA e intrigante tecnologia de câmera para Galaxy S24
  • Amazon é acusada de obter lucro bilionário com uso de algoritmo ilegal
  • Microsoft anuncia DALL-E 3 gratuito para todos no Bing Chat (saiba como usar)
  • Google lança Pixel 8 e 8 Pro: Tensor G3, 7 anos de atualizações do Android e câmera com IA
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: