Além das novidades que o Google trouxe para o Google I/O 2024, realizado nesta terça-feira (14), a gigante de buscas anunciou em seu blog de desenvolvedores que o seu Project Gameface em breve chegará para smartphones Android. Isso significa que os usuários poderão controlar um cursor pela tela do smartphone a partir apenas de movimentos com a cabeça e expressões.
Por mais acessibilidade
Anunciado no ano passado para Windows, o Project Gameface é um “mouse para jogos com viva-voz” que permite que o usuário utilize o movimento da cabeça e gestos faciais para controlar o cursor do computador. Com o objetivo de ampliar seus recursos de acessibilidade, o Google anunciou que a tecnologia deve ser expandida para os telefones Android.
Conforme é possível ver no vídeo acima, o recurso traz uma espécie de cursor para o smartphone, que pode ser controlado pelos movimentos e gestos faciais. A ideia é proporcionar mais independência para pessoas que, por algum motivo de saúde, tenham alguma limitação de movimento.
Para capturar e interpretar os movimentos e gestos, a tecnologia combina o serviço de acessibilidade do Android, da estrutura MediaPipe do Google, e a câmera selfie do dispositivo. A partir disso, levantar as sobrancelhas, abrir a boca, mover sutilmente a cabeça e outros gestos podem clicar e arrastar o cursor e muito mais.
Além disso, o Google também disponibiliza a possibilidade de personalização de gestos, com suporte para até 52 gestos, e a capacidade de ajustar o tamanho do gesto para acionar ações.
Embora o Google pretenda trazer o recurso para smartphones Androids e suas funções, isso pode ser limitados para os aplicativos, pois o funcionamento da tecnologia Gameface dependerá também de os desenvolvedores incluírem suporte para ela em seus apps. A expectativa (e esperança) é que a adoção da tecnologia aumente conforme for chegando a mais pessoas.
FIQUE POR DENTRO!