Conheça as habilidades da Alexa que facilitam a vida de quem tem TDAH

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Amazon, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), lançou uma cartilha inédita sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A iniciativa visa oferecer suporte a pacientes, pais e responsáveis, destacando o papel da assistente de voz Alexa como ferramenta para o dia a dia de pessoas com o transtorno.

As informações abrangem desde aspectos práticos até dicas de organização e foco, com o objetivo de auxiliar na construção de rotinas e no gerenciamento de tarefas.

Criança TDAH capa
Alexa ajudará quem tem TDAH (Imagem: freepik)

Segundo dados da ABP, o TDAH afeta cerca de 5,9% de crianças e jovens e 2,8% da população adulta, com sintomas que incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essas características impactam áreas como a concentração prolongada, a organização, a pontualidade, o gerenciamento do tempo e até a qualidade do sono.

O presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, destacou que a tecnologia pode ser uma aliada no tratamento do TDAH quando usada com responsabilidade e sob orientação de profissionais, promovendo uma abordagem mais interativa e acessível.

A cartilha também apresenta maneiras de integrar a Alexa ao tratamento do TDAH. Por meio de funcionalidades como listas, lembretes, alarmes, timers, calendários e, principalmente, as Rotinas, é possível personalizar o uso da assistente de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Essas ferramentas permitem que os usuários configurem ações automáticas da Alexa, ativadas por gatilhos como comandos de voz, horários pré-definidos ou até mesmo a detecção de sons, o que facilita o cumprimento de atividades rotineiras.

Para ajudar no combate aos principais desafios enfrentados por quem tem TDAH, a cartilha inclui sugestões de Rotinas que auxiliam em áreas como organização, controle do tempo e regulação emocional. Entre as sugestões, estão rotinas para lembrar de itens antes de sair de casa, gerenciamento de tempo com "timers" ou músicas para ajudar na concentração e na retomada de tarefas, além de notificações para evitar a perda de horas em atividades de alto engajamento.

Além disso, a cartilha apresenta as "Skills" da Alexa, que funcionam como aplicativos dentro do sistema da assistente virtual. Essas Skills incluem desde jogos até recursos de meditação e sons relaxantes, como o som de chuva, que ajudam a proporcionar um ambiente mais tranquilo. Elas podem ser ativadas tanto por comandos de voz quanto pelo aplicativo da Alexa.

Para mais informações e acesso ao guia completo, a Amazon disponibilizou uma cartilha, com orientações adicionais sobre como integrar a Alexa ao cotidiano das pessoas com TDAH e criar uma rotina mais organizada e funcional.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: